O que é o homeschooling?

Homeschooling ou Ensino domiciliar é aquele lecionado na residência do aluno por um familiar ou um professor particular, ao contrário do ensino numa instituição educacional o aluno  é ensinado individualmente.

Homeschooling ou “Ensino familiar” como é conhecido no Brasil é uma nova forma de ensinar/educar os filhos em casa, ou seja, as crianças não são matriculadas em instituições de ensino, seja ela pública ou privada, esse novo método tem sido muito utilizado fora do Brasil em alguns países em que esse método é legal, porém existem alguns países, inclusive o Brasil em que esse método tem sido usado fora da lei.

O Homeschooling é fora do Brasil o método de educar os filhos em casa, muito usado fora do Brasil em países onde é permitido, um deles é o próprio Estados Unidos. Alguns pais brasileiros querem adotar este método porém a lei do nosso País não permite, mesmo assim no site GazetadoPovo diz que : ” Uma pesquisa realizada em 2016 pela Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), nos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, revelou que o país possui 3.201 famílias que adotaram esse modelo de educação, um número que vem crescendo nos últimos anos.

O que é a Aned?

Para ajudar as pessoas que querem que seus filhos sejam educados em casa foi fundada a Aned (Associação Nacional de Educação Familiar) por um de seus Co-fundadores o Sr. Ricardo Iene que deu entrevista ao site da BBC na qual foi publicada em Novembro/2013. Em pesquisa no mesmo site da BBC  surgem alguns motivos pelos quais os pais querem adotar o Homeschooling, alguns deles são: Bulling, Familia querendo estar mais envolvida na educação, orientação sexual passada na escola, sistema educacional falho…

No entanto em 2012 segundo o site: camara.leg.br diz que o deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL) propôs como Projeto de Lei  dizendo que será decisão dos pais determinar se a educação será realizada em casa ou em instituição de ensino. Porém em Dezembro/2016 o Projeto de Lei foi retirado da Pauta, segundo o site www.educação-familiar.com e que foi explicado com mais detalhes na rede social facebook na página ANED.

 

Deixe nos Comentários sua opinião Sobre o Homeschooling 🙂

 

Fontes:

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/11/131104_educacao_domiciliar_abre_vale_mdb (acesso julho/2017)

http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/educacao-domiciliar-ganha-forca-no-brasil-e-busca-legalizacao-7wvulatmkslazdhwncstr7tco (Acesso Julho/2017)

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/429609-ENSINO-DOMICILIAR-GANHA-PARECER-FAVORAVEL-NA-COMISSAO-DE-EDUCACAO-E-CULTURA.html (Acesso Julho/2017)

http://www.educacao-domiciliar.com (Acesso Julho/2017)

https://www.facebook.com/Anededucacaodomiciliar (Acesso Julho/2017)

O que é o homeschooling?