Queridos Leitores, sei que fiquei de falar sobre os sete pontos para a elaboração do PPP, mas eles são bem complexos e merecem muita atenção, por isso irei postar um dos sete pontos da elaboração do PPP a cada semana.
Nesse post veremos o primeiro ponto a ser discutido no projeto político pedagógico, MISSÃO!
Segundo especialistas em gestão escolar, o projeto político pedagógico deve conter os sete pontos essenciais para um planejamento completo: Missão, Clientela, Dados sobre a aprendizagem, Relação com as famílias, Recursos, Diretrizes pedagógicas, Plano de ação. Nesse poste vamos ver primeiramente a missão no PPP, o primeiro ponto a ser discutido no projeto político pedagógico.
O que é ” missão” no projeto político pedagógico?
São os valores que a escola quer transmitir, o que a escola acredita e onde desejam chegar, como desejam participar na evolução dos alunos em sua formação acadêmica e biólogica, como seres pensantes, críticos e independentes. Para começar a formar a missão deve-se começar com as seguintes questões: O que é a educação? O que a educação traz no meio escolar? Que cidadãos queremos formar?
Porque é importante definir a missão no projeto político pedagógico?
Definir a missão, é definir a identidade da instituição e todo caminho a seguir. Exemplo: Se um dos objetivos é formar cidadãos críticos e independentes, deve-se criar projetos onde os alunos participem, onde escutem sua voz e assumam responsabilidades, cada qual ao que ficou responsável no projeto para que seja realizado e esteja pronto no dia que foi combinado com os professores e coordenadores.
Como apresentar a missão da escola no projeto politico pedagógico?
Escrava um texto sucinto e objetivo, que mostre com clareza a identidade da escola, onde qualquer leitor, seja ele professor, coordenador ou pai de aluno, entenda os valores que a escola quer transmitir.
Como começar a elaborar a missão escolar dentro do projeto político pedagógico? Levando em conta os valores que desejam transmitir aos alunos.
Os princípios e valores da escola devem ser discutidos em reuniões pedagógicas com todos os funcionários e conselho de classe, alunos do grêmio estudantil que normalmente sabe o que os alunos querem e podem ajudar na elaboração de projetos onde os alunos se interessem em participar. O diretor deve estar presente em todos os encontros, participar deles e registrar tudo o que for discutido, e após, junto aos membros escolares deve elaborar um texto do que foi discutido levando em conta o os planos municipal ou estadual de Educação e colocar no PPP da escola.