Queridos Leitores, hoje vamos dar prosseguimento em mais uma etapa para elaboração do projeto político pedagógico. Hoje vamos falar sobre ” Dados de Aprendizagem”.

Como sabemos a elaboração do projeto político pedagógico precisa contemplar a missão, a clientela, dados sobre aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas e plano de ação da escola.

Resultado de imagem para aprendizagem

O que é o levantamento de dados sobre aprendizagem?

São informações sobre matrículas, aprovação, reprovação, evasão, distorção entre idade e  série, transferências e resultados de avaliações de acordo com a quantidade de matrículas.

Porque é importante conter dados sobre aprendizagem no ppp?

Por trás de cada número de evasão ou repetência, está um problema de ensino que precisa ser solucionado, além de analisar a qualidade de ensino e trabalhar em cima do “erro”,  para que os alunos alcancem habilidades e competências necessárias para prosseguir para o próximo ano/série.

Como conseguir tantas informações?

Nas próprias avaliações bimestrais pode ser analisado o grau de dificuldade de cada aluno e montar um gráfico sobre o desenvolvimento de aprendizagem, mas também temos a opção de pegar relatórios de reprovação das avaliações externas que são enviados para o Ministério da Educação (MEC) e Secretária de Educação.

Como montar essas informações para serem analisadas?

O diretor e os coordenadores devem se reunir e elaborar gráficos sobre as matrículas, aprovações, reprovações, evasões, transferências e resultados das avaliações internas e externas, esse gráfico deve ser separados por assunto, séries e turmas! É necessário produzir textos analíticos sobre eles e depois compartilhar com a equipe da escola para que localizem juntos os possíveis problemas e definições de ações e objetivos.

Como colocar esses dados no ppp?

Usando os gráficos por tema e por disciplina, isso ajudará a mostrar o desenvolvimento de aprendizagem de cada disciplina ao longo do tempo, sendo acompanhados por textos analíticos e desenvolvendo projetos de apoio para que os dados de aprovação aumentem.

 

Fiquem ligados, no próximo post iremos falar sobre ” estudo do relacionamento com as famílias” e como introduzir ao ppp escolar.

Acesse: www.forleven.com e saiba mais!!!

 

 

Como Levantar dados sobre aprendizagem no PPP?
Classificado como: