Queridos leitores, hoje vamos falar sobre  a importância da família na escola, um dos mais importantes na construção do projeto político pedagógico.

Resultado de imagem para familia x escola

Porque é importante que a família do aluno participe dos projetos escolares?

Dentro dos projetos escolares foi discutido um projeto político pedagógico, e para um bom funcionamento das relações entre escola/alunos e escola<<>>família os pais precisam estar por dentro do que acontece na escola, incentivando seu filho e criando um vinculo escolar melhor. Os pais podem contribuir com os projetos da instituição e participar das tomadas de decisões, além de fazer parte do projeto e servir como exemplo para seu filho.

Porque  a família deve participe dos projetos escolares?

A escola  forma novos cidadãos, dentro dela a integração das famílias serve como base para que o exercício pedagógico ocorra melhor, desenvolvendo nos alunos o senso crítico e a autonomia, essa interação Família x Escola é garantida pela LDB 9391/96 que diz: ” Em seu artigo primeiro, a LDB trata da educação de uma forma muito ampla. Ela reconhece que a escola compartilha a responsabilidade de educar as novas gerações (crianças, adolescentes) e também os jovens e adultos com várias outras instituições da sociedade; a família, a convivência humana, o trabalho, as instituições de ensino e pesquisa, os movimentos sociais, as organizações da sociedade civil e as manifestações culturais. Portanto, a família e a escola compartilham a responsabilidade pela educação com várias outras instituições.” E também faz parte do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Como trazer os Pais para dentro da escola?

Primeiro é preciso consultar os instrumentos de identificação da clientela para analisar a viabilidade das propostas e dos projetos que pretendem realizar, cada projeto deve prever um tipo de participação e pode ser discutido com os pais em reuniões escolares.

Onde começar a por em prática?!

No momento que o diretor estiver realizando os três primeiros pontos da realização do PPP (missão, clientela e aprendizagem), ele pode ficar atento a maneira que a escola se relaciona com a família dos alunos, ou até mesmo observar como é esse contato com a família diante das reuniões de pais e mestres, conselho escolar ou em eventos. Depois deve ser discutido com a equipe sobre como anda a relação família x escola hoje e sobre como pretendem que seja no futuro, devem ser feitas reflexões que devem ser anotadas em um texto analítico como documento do PPP.

Como descrever essa relação no PPP?

Deve ser feito uma descrição do vinculo que se pretende construir, metas e percentual de presença das famílias nas reuniões de pais e mestres.

Segundo o diretor, João Carvalho Neto, da Escola Dr. José Ribamar de Matos, em Vitória do Mearim: “Em vez de falar só de problemas, passe a informar sobre os projetos e os avanços das crianças”.  – Gestão Escolar, Revista Online – 2016.

 

Relação entre família e escola.
Classificado como: