Hoje vamos falar sobre a importância de relatar a estrutura institucional no projeto político pedagógico.

Resultado de imagem para recursos

Porque relatar a estrutura institucional no PPP?

Relatar a estrutura da escola no PPP ajuda a ter uma visão melhor das condições da instituição,  para montar projetos e realiza-los. Dentro deste campo também entram os professores, que devem ter uma formação contínua e na estrutura deve-se relatar o grau de instrução dos professores e dependendo de como esteja, solicitar junto a prefeitura da cidade ou secretária de educação   cursos de capacitação; para esses professores se matarem atualizados diante ao que a educação pede, também deve constar se a escola precisa de reforma, material pedagógico, entre outras necessidades de cada âmbito escolar.

Como coletar essas informações?

Pode ser solicitado para a secretária da escola relatar a estrutura da escola, relatar também se precisa de reforma e onde, se há janelas e portas quebradas, ou algo que não esteja em ordem. Depois pode ser feito uma reunião com os professores para eles ouvirem esse relatos e se faltar algo que não foi relatado eles poderem acrescentar, partindo desse ponto a coordenação pode aproveitar essa reunião  e coletar dados dos funcionários da escola, quantos são, qual a formação, quantas são as horas de trabalho, se tem mais de um emprego, se está em constante especialização, se precisam de um curso os capacitação para exercer melhor suas funções. Também é necessário saber sobre o material pedagógico, se está em ordem, se precisa comprar, se há salas estão com carteiras para todos os alunos, se desejam aderir a mais uma sala de estudo, por exemplo: não há sala de informática e desejam por na escola, isso também deve ser relatado.

Como transpor essas informações no PPP?

O diretor irá conduzir todos essas informações e junto do gestor irá fazer relatos escritos sobre a estrutura do colégio, qualidade e quantidade dos recursos pedagógicos, informações financeiras, e soluções, junto ao texto relatado e escrito pode ser feito gráficos ou tabelas criando soluções para os problemas. Se for o caso de uma escola Estadual ou Municipal, após os relatos esterem prontos, pode ser levado para a secretaria de educação para solicitar as reformas.

 

 

 

 

Estrutura Institucional