Foi aprovada no estado de São Paulo a alteração na lei 12.730/2007, que proibia o uso de celulares em salas de aulas. Com estas mudanças, estudando do Ensino Fundamental e Médio poderão utilizar aparelhos em sala de aula para atividades pedagógicas, desde que orientados por educadores.

Esta alteração visa atrair a atenção de alunos para o conteúdo trabalhado em sala, tornando assim o aprendizado mais interessante, conforme destacado pelo secretário de educação José Renato Naline “O ensino prelecional está sendo questionado em todos os ambientes. Se quisermos manter o aluno interessado em aprender, temos de usar a linguagem dele. A linguagem de seu tempo”.

Ensino Híbrido

Muitos professores entretanto já trabalhavam atividades com celulares como é o caso da aplicação de Ensino Híbrido, onde em atividades supervisionadas, professores instigavam alunos a pesquisarem na internet, encorajando-os a buscarem conhecimento por si mesmos.

Há também aplicações mais simples como permitir que alunos tirem foto da lousa, passagem de slides e vídeos, tornando o aproveitamento de tempo mais eficaz dentro da aula.

 

Wi-fi e banda larga na rede estadual

Até outubro de 2018, todas as 5 mil escolas estaduais serão equipadas com sistema wi-fi e banda larga. A novidade faz parte do novo plano tecnológico anunciado pelo governo de São Paulo e que irá modernizar a rede. A instalação da internet sem fio terá início nas salas dos professores e de informática.

O sinal também estará mais rápido. Dois links vão abastecer as escolas: Intragov (do governo estadual e já existente) e Telefônica. O reforço garante a conexão permanente e a possibilidade de distribuir o sinal entre atividades pedagógicas e administrativas. Além disso, a velocidade será ampliada.

 

 

 

São Paulo aprova lei que libera celular em sala de aula