Vivemos num mundo de tecnologia onde temos tudo em nossa mão, quando temos dúvida não recorremos mais para uma biblioteca,  através de nossos Smartphone, tablets, notebook damos apenas um clique e temos  a informação que precisamos em segundos.

Onde quero chegar?

Hoje, nossos alunos  não tem mais o prazer de  “escrever”, isso para eles se tornou algo cansativo, fazendo que que não prestem atenção na aula e fiquem navegando na internet através de seus aparelhos eletrônicos. Isso por vezes irrita aos professores fazendo com que o uso de tal aparelho seja banido dentro da sala de aula..

Apesar das regras, elas não são seguidas e o uso de aparelhos eletrônicos continua, assim como a briga dos professores para o não uso dos mesmos.

Já pensou em usar a Tecnologia a Favor da Aprendizagem dos alunos?

Marc Prensky fala sobre os Cyber infantis, nada mais é que crianças e jovens ” Nativos Digitais” que nasceram na era digital e não sabem como é viver fora dela, nem imagina como, ou seja, não adianta ficar batendo na mesma tecla, temos que usar a tecnologia a favor da educação afinal, ela veio para ajudar não é?

As TICs,  Tecnologia da Informação e Comunicação, são tecnologias usadas como meio de comunicação para compartilhar informações através da internet, assim como os equipamentos de informática envolvidos para haver troca de informações.

O uso da tecnologia no ensino presencial pode facilitar muito o desenvolvimento de ensino aprendizagem dos alunos, proporcionando uma melhor interação professor- aluno-conteúdo, o que também pode gerar  motivação no aluno para estudar, pesquisar ou realizar determinada tarefa.

Dessa forma as Tecnologias podem ser Educacionais tornam-se mais eficientes desde que estruturadas e planejadas, seu uso em sala de aula como mediação para os estudos estará submetida aos objetivos pedagógicos.

Sabendo utilizar a tecnologia na ação pedagógica conseguimos com que os alunos tenham mais interesse nas aulas, pesquisem com mais facilidade ampliando seus conhecimentos e interagindo com a turma e professores, também é possível trabalhar de uma melhor forma as habilidades que os alunos precisam adquirir, como ter habilidade em saber pesquisar, questionar-se pelo assunto, verificar se é algo verídico, se aprofundar e refletir sobre, para que se tornem seres pensantes e questionadores.

Algumas plataformas oferecem ferramentas online que complementam e ajuda  nas ações pedagógicas trazendo resultados satisfatórios e ajudando ao professor na utilização de tecnologias no ensino e na aprendizagem, podendo ser utilizada como meio para passar exercícios online, lição de casa, pesquisas, trabalhos, revisão de provas e até mesmo trabalhar simulados de provão, enem, vestibulares  e também entregando ao professor um resultados de alunos com dificuldades.

A Tecnologia está para ajudar a todos, basta saber usar.

Como os profissionais da Educação lidam com isso?

A maioria dos professores atuais não nasceu na era tecnológica e está se inserindo nela aos poucos, por conta disso ainda existe resquícios de uma método tradicionalista e uma recusa para que insiram as Tics como método pedagógico.

Por se tratar de ” Imigrantes Digitais” como Presky descreve pessoas que não nasceram no mundo digital, é necessário capacitar o profissional para poder incorporar o uso da tecnologia em sua pártica pedagógica.

Abaixo um vídeo rápido e animado para entender o uso das Tics na Educação.

Uso da Tecnologia nas Práticas Pedagógicas