Gestão Escolar:

A gestão de uma Instituição de ensino é dividida entre a gestão pedagógica, gestão administrativa e gestão financeira, são três áreas super importantes que requer muita atenção para que a instituição caminhe para o futuro e para seu crescimento.

Independente se a escola têm um administrador para cada área, ou, se o gestor administrativo também é o mesmo que faz a gestão pedagógica e financeira é preciso saber administrar, planejar e estar dentro de tudo que acontece no âmbito escolar, função que não é nada fácil ainda se tratando de formar cidadãos capazes de refletir e criticar.

Referente à gestão financeira é necessário ter um planejamento, abaixo alguns itens que deve estar no planejamento financeiro da sua escola.

Planejamento Financeiro da escola:

Planejar o orçamento escolar requer responsabilidade, organização;

-Manter relatórios em ordem, planilhas de gastos e entradas financeiras, gráficos para melhor visualizar como está o orçamento “hoje” e como estava nos meses anteriores, tabém requer informações sobre as matrículas dos alunos…

Definir Prioridades:

Definir prioridades é essencial para manter o controle financeiro escolar. Precisa saber os gastos que terá com funcionários, reformas (caso necessário), contas, compra de materiais e estipular o valor do qual não se deve ultrapassar, além de sempre deixar um ” valor reserva” da empresa guardado, podem surgir imprevistos e você deve estar preparado para que a escola não caia em dívidas.

Cálculo dos Gastos:

Um bom planejamento é sempre muito detalhado o que ajudará a trazer melhores resultados. Para saber como estão os gatos da escola é sempre bom ter em ordem as planilhas financeiras para manter um controle e meta de gastos, é possível fazer isso com planilhas, pode se usar as planilhas do planejamento, por isso a organização é essencial.

Elaboração do orçamento anual:

Após a elaboração do planejamento, das prioridades e do cálculo de gastos é  possível fazer uma elaboração dos gastos que terá anual e do valor que será investido para cobrir os gastos além de ter sempre um valor reserva para imprevistos, é aconselhável colocar esse valor reserva dentro da elaboração de orçamento anual, assim havendo imprevistos nada será tirado do que não foi planejado.

Use a Tecnologia para ajudar no controle financeiro da escola!

A tecnologia veio para ajudar nós seres humanos a ter resultados mais rápidos e sem erros, por isso é muito indicado utilizar uma plataforma completa para gestão escolar, além dela trazer e organizar relatórios financeiros, lançamento entradas e saídas, a escola consegue ter um controle melhor de tudo que está acontecendo com análises rápidas e em tempo real, até mesmo em sua parte administrativa com relatórios de alunos, matrículas, pagamentos…como na parte pedagógica, pois sem um bom acompanhamento nesses três setores algum deles pode falhar e gerar grande despesa, como por exemplo, perca de alunos.

Alguns gestores ainda podem ser um pouco resistentes ao uso da tecnologia, mas a maioria usa pelo menos uma planilha Excel para ajudá-los, imagina isso 10 x melhor com a plataforma certa?

Ter diversos tipos de relatórios financeiros já trazendo o resultado, no qual você fazendo em mãos poderia demorar até 30 dias ou mais, ter vários relatórios completos em segundos faz toda a diferença, sem falar que nós podemos errar em nossos cálculos, algo que informatizado se torna mais confiável para uma gestão de qualidade.

A melhor vantagem de usar a tecnologia ou plataformas online e completas para a gestão escolar  está na capacidade de gerir a instituição de ensino de maneira completa e de onde estiver, além de ter todas as área integradas e relatórios mais completos a gestão escolar se torna muito mais fácil.

 

 

 

 

Controle Financeiro Escolar