Comunicação Família e Escola

Para o discente ter um melhor aproveitamento escolar, um melhor desenvolvimento social e cognitivo é essencial que seja trabalhada a comunicação entre escola e família, (vice e versa).

Quando a escola mantém os respectivos responsáveis pelos alunos informados sobre o dia na escola, lições de casa, aproveitamento da aula e desenvolvimento do aluno, muda o olhar dos pais sobre a escola, mostra o quão são preocupados com o aprendizado da criança, o que gera um retorno, os pais tendo a informação de como vai seu filho ele tenta se empenhar em ajudar a escola e ajudar seu filho, começa a participar mais da vida escolar da criança em consequência essa criança que tem o acompanhamento de pais e professores se desenvolve melhor.

Mas a maioria dos pais nem pega a agenda do filho da mochila!

Sim, isso é uma grande reclamação dos professores, mas já pararam para pensar que na agenda normalmente só tem reclamação sobre a criança?

Os pais já leram a reclamação uma vez, sabe que na agenda terá a mesma ou reclamações novas o que gera um desinteresse em saber o que está na agenda do filho. A maioria dos pais trabalham o dia todo, saem cedo e chegam tarde, quase não ficam com seus filhos, a última coisa que querem é ler uma agenda com reclamações e chamar a atenção da criança.

Precisa avisar sobre o que a criança apronta na escola!

Sim, precisa. Mas isso não precisa ser constante, fale também como foi o dia da criança, quais foram suas evoluções e se teve algum período em que se comportou bem, participou de alguma atividade, isso fará toda a diferença, até mesmo para a criança que ao saber que só se tem reclamações por mais que apronte ela se sente mal, quem sabe alguns elogios não ajude que ela veja que também consegue fazer coisa boas.

O Papel da Família

A família tem um papel fundamental na vida da criança. Nela é onde é adquirido os valores éticos e morais, disciplina e limites para que mais tarde a criança possa ser um adulto consciente e responsável pelos seus atos.

A Importância da Comunicação Escola e Família

Para Bhering & Siraj-Blatchford (1999), a escola e a família são complementares e têm por objetivo fomentar o desenvolvimento da criança.

Alguns Impedimentos para  comunicação Escola e Familia.

  • Pais que trabalham durante a semana o dia todo;
  • Reuniões escolares durante a semana quais os responsáveis não conseguem participar;
  • Reclamações que desanimam os pais e as crianças,
  • Falta de Flexibilidade para conversar com os responsáveis pelos alunos;

Algumas Possíveis Soluções para uma Melhor Comunicação Escola e Família:

  • Reuniões  de Pais e Mestres aos sábados;
  • Comunicação por Agenda;
  • Aproveitar hora de entrada e saída dos alunos para falar com os pais;
  • Comunicação por Agenda online;

Sim, isso mesmo! Hoje a era da tecnologia existe a opção de comunicação online, e para que seu trabalho não interfira em sua vida pessoal não necessariamente precisa passar whatsapp ou e-mail para ter uma melhor comunicação com os pais.

Hoje existe agendas online por aplicativos, Plataformas de Gestão Escolar Online  com menus de notificação para os pais, opção de enviar mensagens em massa por turma, individual por aluno e até opção para ser cadastrado ocorrência, isso mesmo!

Cadastrando a ocorrência direto para o perfil do aluno os pais e a escola sempre terá  registros e com muito mais segurança, sem perder, amaçar, sem risco da mensagem não chegar a seu destino, ainda  verificar o histórico comportamental daquele aluno, se melhorou ou piorou, dessa forma os pais estarão sempre sabendo o que se passa com seus filhos de onde estiver, afinal, hoje em dia todos têm celulares, smartphones, tablets em seu alcance, em sua casa.

Com a opção de mensagem online para os pais através de um app escolar eles sempre estão conectados com a escola melhorando a comunicação e relação Escola e Família.

Tecnologia a Favor da Comunicação entre Escola e Família