Segundo as informações mais recentes divulgadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) houve um crescente número de escolas particulares como mostra o gráfico abaixo:

Agora você que está começando não pode ter falhas, uma inadimplência ali e outra aqui sua instituição de Ensino mal abriu e já estará fechando as portas e entregando seus alunos aos seus concorrentes.

E você que tem uma instituição média ou grande porte, ela só continuará ali estável e crescendo se manter a inadimplência baixa ou quase zero, ou, sua escola vai diminuindo até fecharem as portas também, e isso não é nenhuma novidade, pois acredito que já viram muitas notícias em que escolas renomadas faliram.

Como combater a inadimplência escolar?

Para ter uma visão melhor dos lucros que estão entrando, saindo e faltando no seu caixa escolar a melhor forma, rápida e segura é ter uma ferramenta especializada em gestão escolar financeira. Não, não estou dizendo um sistema, pois sistemas não tem algo muito completo, muito menos lhe traz informações que a escola realmente precisa, um sistema normalmente tem alguns tipos de relatórios padrões e se quiser personalizar um ter algo mais específico que encaixe em seu modelo de trabalho a personalização desse relatório é cobrada e a escola precisa de algo eficiente e de baixo custo, eu estou falando que ela precisa de uma plataforma para gestão financeira.

Uma plataforma é completa trazendo resultados precisos da forma que a escola trabalha,  em um modelo de relatórios personalizáveis onde os próprios funcionários da instituição de ensino é capaz de criar, estou falando não só de uma plataforma eficiente e dinâmica, estou falando de uma plataforma intuitiva que sabe o que você precisa.

O melhor ainda é quando essa plataforma é completa já possuindo a parte administrativa integrada, isso ajuda a ter uma visão completa e mais minuciosa para uma gestão financeira de qualidade que vai ajudar seu negócio a prosperar.

Mas afinal, o que é uma plataforma para gestão financeira?

Uma plataforma possui vários menus financeiros informatizados com funcionalidades distintas para facilitar a gestão financeira, substituindo planilhas e livros de caixa feito a mão pelo Excel ou manuscrito, dessa forma o trabalho de quem cuida do setor financeiro fica mais prático, organizado e diminui a dor de cabeça que é gerada ao criar essas planilhas manualmente.

Quais são os itens de uma plataforma financeira:

Começando pelos alunos:

  • Registro financeiro;
  • Geração de boletos e carnês;
  • Lançamento de Despesas
  • Controle de Caixa
  • Controle e Registro de contas a pagar e a contas a receber;
  • Emissão de relatórios de nota fiscal;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Emissão de diversos relatórios tanto padronizados quanto personalizados;
  • Gráficos precisos sobre matrículas;

Entre outros… há uma infinidade de utilidade que uma plataforma financeira traz.

Quais os benefícios de usar uma plataforma financeira?

Além de uma maior eficiência em todos os processos, tendo as informações centralizadas em um único lugar é muito mais fácil analisar informações para verificar os alunos que estão inadimplentes, realizar cobranças e acordos, ver seus valores devedores, desde quando estão devendo.

E muito mais prático para evitar passarem a perna na escola, em relatórios em pastas ou em diversas planilhas de Excel um aluno pode sair devedor da escola, voltar após um tempo como se nada tivesse acontecido e sem precisar fazer um acordo para quitar suas mensalidades em aberto de exemplo: 5 anos atrás. Até lembrar que o aluno fez parte da escola, o porque ele tinha saído, procurar uma ficha de anos atrás a escola perdeu de fazer um acordo, uma matrícula.

Tendo isso centralizado e com informações precisas e fácies de serem localizadas além de garantir a matrícula já pode aproveitar e fazer aquele acordo legal para pagar as parcelas em aberto, dessa forma além de recuperar um prejuízo ainda ganhou uma matrícula. Percebe a diferença e os resultados surgindo em uma breve explicação?

Quando há uma plataforma financeira integrada ao administrativo escolar fica mais claro verificar as mensalidades dos alunos, quem são os pagantes, os inadimplentes para uma cobrança eficiente sem deixar a escola no vermelho, trazendo mais tranquilidade e praticidade e segurança para os dias do setor financeiro escolar.

 

 

Fonte: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf.

 

Como Combater a Inadimplência Escolar?
Classificado como: