No início dos anos letivos é realizado o Planejamento Escolar.

No planejamento é abordado questões pedagógicas, financeiras, administrativa visando a melhoria, inovação e organização do período letivo que está iniciando.

Esse é o momento de implantar novas metodologias, definir metas e objetivos , por isso é ideal que essa reunião seja realizada com antecedência antes do início das aulas para que tudo possa ser organizado com calma sem esquecer de nada e é muito importante que toda equipe participe.

Por onde começar o Planejamento Escolar?

Você não só pode, como deve começar revisando o planejamento escolar no ano anterior, verificar o que deu certo para dar uma continuidade mais avançada e verificar o que deu errado, investigar porque não funcionou e adotar uma solução mudando de estratégia, essas informações já começaram a gerar uma base para o novo plano e é nesse processo em que toda a equipe ajudará a tomar decisões de acordo com o que foi analisado.

 Índices de aprendizagem, repetência e Evasão:

Nessa primeira analise também implica verificar os índices de repetência e evasão escolar, o porquê aconteceu?

É importante saber quantos alunos repetiram, o porque repetiram, se foram por  notas, faltas para ser melhor trabalhado nesse ano.

No caso das notas é preciso avaliar a disciplina, qual a metodologia utilizada para apresentar o conteúdo e como foram feitas as avaliações, quantitativas, qualitativas a forma como foi feita  e apresentada aos docentes, as vezes a dificuldade do alunos está em não assimilar o conteúdo da forma como foi passado, quem sabe mudando a didática  essas dificuldades possam ser reduzidas, isso precisa ser estudado porque quanto maior o número de repetentes a imagem que passa é, que a escola não liga para o aprendizado e que os alunos são apenas números $.

Não é diferente com alunos repetentes por falta, cadê a atenção da escola com a família desses estudantes? Os pais sabem das faltas? Nesse caso comunicação e parceria escola e família é muito necessário.

Bom, além de começar por verifica o aprendizado dos alunos e melhorar a didática usada para mostrar e ter melhores resultados de aprendizagem dos alunos, nesse ano vocês podem verificar algo inovador para escola melhorando o funcionamento escolar.

Inovar!

Sabe aquela história do aluno que cópia e não reflete? pois é, porque não procurar uma plataforma para inovar não só a escola, mas para ajudar no aprendizado do aluno, na comunicação com pais alunos e professores e uma secretaria escolar eficiente e organizada?

Nesse sentido uma plataforma completa que integre pedagógico, administrativo e financeiro é ideal, por ter o pedagógico será possível analisar em relatórios e gráfico e acompanhar simultaneamente a evolução dos alunos e ajudá-los em suas dificuldade com mais precisão sem esperar uma repetência e o inicio do ano para ter essa analise.

Ter uma plataforma que inove na hora dos estudos dos alunos e gere relatórios de dificuldades e aproveitamento.

Já no financeiro poderá ajudar a verificar os índices de matrículas e rematriculas além das entradas de caixa para montar um projeto legal na escola e até mesmo fazer aquela reforma melhorando o ambiente e o atendimento, escolas com diferenciais inovadores sempre é um atrativo ao público.

Também podem apostar numa reforma para melhorar algum lugar, um atendimento, criar mais salas de aulas ou uma área de lazer para estudo dos alunos, no atendimento escolar inclusive melhorar na capacitação de professores.

Capacitação de Professores:

Manter os professores capacitados sempre ativos e usando metodologias atuais, eficientes e que despertem no aluno curiosidade é essencial, verifique programas do governo para capacitação e coloque isso no cronograma do professor.

Metas e Objetivos:

Deve-se definir as metas a serem alcançadas e objetivos. Seguir o calendário escolar e dinamizar para ter um aluno ativo e participativo, coloque projetos escolares a serem realizados naquele ano, por onde começar a trabalhar os projetos, uma data estimada para início e fim, trabalhar simulados antes das provas para verificar dificuldades do aluno  antes da semana de provas, definindo sempre datas para não se perder no caminho, projetos que tragam os pais para a escola para uma interação contínua no desenvolvimento escolar do aluno.

Planos de aula interativo:

O cotidiano dos alunos já está envolvido com muitas informações e pouco eles prestam atenção no quadro negro, porque não usar a tecnologia a favor da aprendizagem?

Deixe as atividades mais atrativas para o aluno, mude o contexto de escrita, cópia de lousa, hoje é possível colocar conteúdos de estudo e atividades online para adequação do hoje, a tecnologia está na vida de todos, principalmente dos jovens, não desgrudam do celular, já que estão sempre com celular na mão, porque não usar para ele estudar um conteúdo ou fazer atividades, resolver exercícios?

 

Bom, espero que tenham gostado e que ajude vocês nesse início de ano! Quaisquer dúvidas entre em contato com a nossa equipe.

Para refletir:

E como já dizia Platão ” A necessidade é a mãe da inovação”.

 

Planejamento Escolar – Onde e Como Melhorar!
Classificado como: