Instituições de ensino do mundo todo têm sofrido no decorrer dos tempos com a ” inadimplência dos alunos, isso é um fato! Entra ano e sai ano e a instituição tem aquele aluno que paga atrasado, ou aquele que saiu devendo meses e a escola têm somente ficado com o prejuízo.

Porém manter uma instituição de ensino requer muita organização e uma gestão financeira completa de gastos, lucros, alunos e índices de inadimplência para ser trabalhado o ” acordo” junto aos alunos para seu caixa não ficar no negativo.

É importante lembrar quê, saber do que os números se tratam pode salva sua instituição de ir a falência, e quando digo ” saber do que os números se tratam” eu quero dizer de todas as entradas, saídas, lucro liquido da escola, números de alunos pagantes e inadimplentes.

Como saber ler os números para a escola estar sempre no modo azul?

Para ter algo claro do que está acontecendo nas finanças da instituições é preciso de relatórios com informações financeiras da instituição ex. quanto lucro liquido entrou mês passado? Quanto entrou esse mês? Quantos alunos estão inadimplentes? Quanto cada um deles deve para a escola? quanto prejuízo eles estão causando…sabendo dessas informações em tempo atual e real é possível planejar estratégias de Marketing e Acordo, dessa forma além de garantir que o aluno não sai devedor da escola, ele continuará sendo aluno e terá pago as parcelas em aberto, dessa forma a escola recupera seu prejuízo.

Como ter essas informações?

Não somente ter essas informações mas também sempre ter um controle da mensalidade do aluno e evitar o não pagamento das mesmas é essencial ter uma plataforma de gestão escolar, dessa forma a plataforma recolhe todas as informações que foram inseridas, quantas são as parcelas, os valores, quantas foram pagas, quantas estão em abertas entre outra informações, trazendo toda a receita da escola em diversos relatórios para auxiliar a gestão financeira e combater a inadimplência escolar.

Ter uma cobrança automatizada ajuda muito nesses recursos não dependendo tanto dos funcionários estarem alimentando  em todo o instante a plataforma com informações dos alunos.

O que é a cobrança escolar automatizada?

A cobrança automatizada é uma ferramenta disponível em plataformas de gestão escolar, essa ferramenta é responsável por fazer a ligação dos alunos com seus pagamentos, emitir cobranças e gerar diversos tipos de relatórios financeiros para controle escolar.

Como ferramenta financeira ela vai além de apenas gerir os pagamentos dos alunos, por ser uma plataforma completa através de menus específicos consegue melhor gerenciar e prever as entradas e saídas do colégio e quanto sobrará de lucro líquido, o que é fundamental para ter um controle de gastos e um planejamento financeiro sem erros de cálculo.

 

Como funciona?

Cobrança escolar automatizada é uma ferramenta disponível geralmente numa plataforma de gestão escolar onde a escola cadastra as mensalidades dos alunos, a própria plataforma gera boletos ou carnês, esse quais serão gerados um arquivo que o gestor financeiro envia para o banco registrar.

Após os pagamentos o banco analisa quem pagou ou não de acordo com o arquivo que foi enviado a ele, e o banco faz uma ligação dos boletos pagos e pendentes e gera um arquivo, esse arquivo é enviado para a plataforma gerando relatórios de pagamento dos alunos e já realizando a baixa automática, dessa forma é dispensado que tenha alguém disponível fazendo baixa manual em pagamento de aluno, também reduzindo custos pois não será mais necessário ter vários funcionários para recebimento de parcelas dos alunos na escola.

Benefícios da cobrança escolar automatizada:

  1. Relatórios Analíticos;
  2. Os  clientes (pais dos alunos) preferem a opção de pagamento bancário, também por poder utilizar o internet banking;
  3. Segurança no recebimento dos pagamentos;
  4. Redução de Custos;
  5. Aumento dos pagamentos em dia.

 

Espero que o artigo tenha ajudado!

Quaisquer dúvidas entre em contato conosco 🙂

 

\0/

|

Cobrança Escolar Automatizada