Você sabe qual a diferença entre um aluno com matrícula cancelada e um aluno inativo na escola? Como colocar essa informação na ficha do aluno?

Bom, para começar os termos ” matrícula cancelada e aluno inativo” costumam estar dentro de uma plataforma para gestão escolar, dessa forma a mesma gera maior organização quanto a situação cadastral e financeira dos alunos.

Para colocar a informação que o aluno está inativo, ou, teve sua matrícula cancelada, normalmente na plataforma têm um menu com um botão na ficha do aluno onde é possível mudar a situação dele de aluno ativo para inativo e de matriculado para matrícula cancelada, ou, até mesmo selecionar as duas opções.

Nesse post vamos mostrar diferentes situações cotidianas e como usar essa ferramenta na ficha do aluno.

Qual a diferença de Aluno Inativo para Matrícula Cancelada? Já parou para pensar? Parece ser a mesma coisa, mas são totalmente diferentes!

 

Matrícula Cancelada:

Na matrícula cancelada o aluno está saindo definitivamente da escola, pagou a multa por quebra de contrato, quitou a dívida que estava em aberto e pediu cancelamento de matrícula.

A matrícula cancelada está ligada aos pagamentos do aluno.

Aluno Inativo:

O aluno inativo pode ser aquele que cancelou a matrícula também, porém ele deve ser marcado como ” Matrícula Cancelada e Aluno Inativo. Porquê?

Porque o aluno só será marcado como ” Inativo” quando não fizer mais parte dos membros ativos da instituição de ensino.

Um dos casos que explicarei a frente é quando o aluno está cadastrado em dois cursos e pede cancelamento de matrícula de um deles, esse aluno só cancelou matrícula para um curso, no outro a matrícula está ativa e como ainda faz parte da instituição de ensino não deve ser marcado como Inativo.

Abaixo algumas explicações sobre como identificar a situação do aluno:

1- Por ter terminado os estudos,  então ele não cancelou matrícula porque concluiu o curso todo até sua finalização, o aluno é somente inativo por não fazer mais parte da instituição.

2-  O aluno que não cancelou a matrícula e não quitou seus débitos, simplesmente desapareceu da escola, esse aluno não pode ser marcado com matrícula cancela pois seus débitos estão em aberto, dessa forma deve ser marcado como ” aluno Inativo” por não comparecer mais ao colégio e ter a opção de retornar, o aluno retornando é só reativar ele em Membros e todas suas informações estarão lá.

3- Outro exemplo é, o aluno de repente precisa fazer uma viagem, ele não terá a matrícula cancelada porque dali uns 4 meses (por exemplo) ele vai voltar, esse aluno permanece inativo pelos 4 meses e quando retornar tem seu cadastro reativado.

É possível o aluno estar inativo e com matriculada cancelada?

Sim. O aluno que tem sua matrícula na turma cancelada ele deverá ser marcado como ” Inativo” no membro, sua matrícula foi cancelada na turma, mas como membro integrante da escola ele continua como ativo, por isso é importante marcar o aluno como inativo.

 

Aluno em duas turmas diferentes, como proceder?

Isso ocorre mais em Cursos Livres e Profissionalizantes!

Nesse caso após cadastrar o aluno em membros deverá cadastrar dois períodos letivos para ele, gerando cobranças diferentes em cada período letivo (curso cadastrado), essa opção é mais usado em Curso Livre e Profissionalizante o aluno terá apenas uma matrícula e estará incluso em duas turmas diferentes.

No curso livre ele pode estar matriculado no curso de desenho e teatro, porém quer sair do teatro e ficar só na turma de desenho, devido a matrícula ser a mesma ela permanece com a matrícula ativa, o aluno  terá apenas o período letivo do curso que deseja sair cancelado, e na turma da qual não fará mais parte será marcado como ” Matrícula Cancelada na turma”, dessa forma ele não estará mais na turma e continuará com sua matrícula ativa como membro da instituição de ensino.

Irá marcar o aluno como “Matrícula Cancelada” através de situação na turma.

É  a mesma coisa no curso profissionalizante, o aluno pode estar na turma de Inglês e Informática, porém quer sair do curso de Inglês e permanece no curso de Informatica, a matricula desse aluno ainda está ativa, esse aluno apenas terá sua Matrícula Cancelada da turma de inglês.

Ou seja, a diferença de matrícula cancelada para aluno inativo é grande, lembrando que a matrícula cancelada está relacionada as parcelas do aluno, e ao marcar como aluno inativo está dizendo que o mesmo não faz mais parte da instituição de ensino.

Esses são casos que devem ser analisados com cautela, afinal há outras opções como o aluno pedir transferência, esse aluno deve ser marcado como ” Transferido” e não como ” Matrícula Cancelada”, ele está sendo transferido de instituição.

 

Conseguiram ver como a diferença é grande? E como cada situação do aluno faz com que aconteça uma mudança diferente?

 

Esperamos ter ajudado, quaisquer dúvidas entre em contato com um de nossos especialistas! 🙂

 

 

 

 

Aluno com Matrícula Cancelada ou Aluno Inativo? Entenda!