Esse post é especial para os os professores \0/

Vamos falar sobre a facilidade de um cronograma de aula online.

Você sabe o que é um cronograma de aula online?

Um cronograma de aula online é um menu pedagógico que fica disponível dentro de uma plataforma online de gestão escolar.

 

Ele é dividido por bimestres / trimestres / semestres vai depender de como o curso funciona, ele permite o cadastro organizado através da divisão bimestral… e por data, podendo selecionar como irá cadastrar sua aula, se será cadastrado todo o conteúdo trabalhado em sala de aula, ou, somente o tema do que foi ou será feito em sala de aula, provas, trabalhos, inclusive atividades online.

Como funciona um cronograma de aula online?

Para início de conversa um cronograma de aula ele pode ser resumido ou bem completo como em um plano de aula comum, vai depender de como você irá cadastrar!

Ele funciona através de uma plataforma online, normalmente já adquirida pela escola. Por estar integrado com as informações da escola é só selecionar a turma pertencente aquele plano de aula que vai cadastrar , dentro da turma terá um menu específico para a realização do cadastro.

No cadastro do cronograma o professor vai selecionar a data daquela atividade, podendo cadastrar atividades de uma semana inteira, mês ou até mesmo do ano, já deixando pronto para uso.

O cronograma têm algumas opções para especificar o cadastro sendo elas: conteúdo, atividade presencial, atividade online, prova, trabalho …

Conteúdo: no tipo ” conteúdo” é possível cadastrar todo o conteúdo de aula, colocando o texto que foi trabalhado com os alunos, imagens, vídeos, arquivos anexos em pdf, power point. O mais legal é que esse conteúdo é direcionado para a área estudo do aluno no acesso dele online através da plataforma, dessa forma o aluno pode rever o conteúdo passado pelo professor como revisão, ou, pode já estudar o que terá na próxima aula, registrando suas dúvidas para discutir com o professor e ter uma melhor interação professor/aluno melhorando sua aprendizagem.

Atividade Presencial: na tipo “atividade presencial” é uma opção para o professor cadastrar resumidamente o que foi ou será feito em sala de aula, nessa opção ele só cadastra o tema e a data, é mais para um registro básico ou complemento das atividades feitas no dia.

Atividade Online: no tipo “Atividade online” uma opção diferente e divertida! Nela o professor pode dinamizar as atividades dos alunos, invés de passar só atividades no caderno ele pode criar os exercícios ou, passar os exercícios da apostila online, colocando pontuação nas questões, data e horário de início e término o melhor de tudo é, que no Brasil existe apenas uma única plataforma que trabalha interligando a atividade online com análise preditiva do aluno, dessa forma a plataforma gera relatórios de dificuldades dos alunos.

Prova: Você pode usar o tipo “Prova” dentro do cronograma para especificar o tema da prova e a data e ter esse registro detalhado.

Trabalho: na opção de “Trabalho” o professor pode registrar que naquela data ele passou um trabalho e colocar o tema do trabalho, dessa forma consegue ter um controle maior e uma melhor visualização de tudo que está sendo feito.

Como um cronograma de aula online pode ajudar?

Ele vai ajudar tanto o professor quanto coordenadores e diretores e como? O professor consegue cadastrar com mais eficiência e facilidade suas atividades, por vir em forma de relatório o mesmo consegue visualizar as datas e temas trabalhados e registrados e para ver o registro da aula é só clicar em visualizar, ou seja, fica muito mais nítido e com uma imagem limpa e organizada, até mesmo para verificar e fazer mudanças.

Já a coordenação e  a direção, além de ter como imprimir esse cronograma, eles têm acesso livre para visualizá-lo e verificar o trabalho do professor tendo uma melhor gestão pedagógica.

Onde encontro um cronograma de aula online?

Normalmente eles são usados em plataformas educacionais, mas não são todos e uma grande maioria têm algo bem básico e que não comporta o que a escola precisa, por isso pesquise até achar a melhor plataforma.

 

Benefícios de usar o cronograma de aula online:

Acessibilidade: Pode acessar, cadastrar as aulas e visualizar de onde estiver, basta estar conectadoa internet, seja via cabo, wifi ou 3G, inclusive acesso por celular, tablets…;

Facilidade: Cadastros fáceis de serem feitos, edições e visualizações;

Organização: Com o cronograma online ele fica mais organizado como se fosse uma lista com as datas e temas do que foi trabalhado em sala de aula e para visualizar o conteúdo é só clicar em “visualizar” ao lado do tema selecionado, dessa forma trazendo mais clareza do que está sendo trabalhado com os alunos e se esqueceu de planejar alguma atividade.

Diferencial: Usar um cronograma online hoje é um grande diferencial para as escolas, algo que somente é usado em universidades, principalmente da parte de criar atividades online para os alunos. Não vamos esquecer da análise preditiva, algo que no Brasil hoje, há somente uma plataforma com esse desenvolvimento, para saber sobre ela acesse o link -> plataforma online completa para sua escola

Para saber mais entre em contato com um de nossos consultores 🙂

-> contato consultores

 

 

Plano de Aula / Cronograma online