O site que você acessa as informações da escola é seguro?

 

Através da internet é possível se comunicar com pessoas distantes, fazer amigos virtuais, fazer compras, acessar conta bancária…

Nas instituições de ensino normalmente tem um acesso pelo site da escola ou um site avulso, é importante que tanto o site da escola ou o site avulso estejam seguros para acesso, dessa forma não à perigo de perder informações.

Nos sites das instituições de ensino normalmente você tem a área do aluno, do administrador e do professor é importante que no site da escola tenha o HTTPS.

Normalmente só vemos HTTP/ (endereço do site acessado), mas ele deve estar desta forma: HTTPS/ (endereço do site acessado). Isso vale para a maioria dos sites onde contém informações pessoais como cadastros para cursos, matriculas online, acesso ao internet banking.

Se você possui a área do aluno por um desenvolvimento próprio da escola pelo site institucional, certifique-se com quem construiu o site se deixou seu site seguro com o HTTPS.

Agora se usa uma empresa terceirizada para a gestão escolar verifique se o site dela, se  possui o HTTPS. O HTTPS deixa o site e as informações mais seguras, é uma indicação de segurança a mais.

 

Mas afinal, o que o HTTP e o HTTPS?

HTTP–  É por meio dele que você consegue acessar as páginas da internet. O HTTP é inseguro porque tem como base apenas formato de texto, o que o torna mais acessível para invasores trocarem as informações, ou acessá-las.

HTTPS: Esse “s” é de segurança. Funciona como se fosse uma camada de segurança em cima do HTTP, como se fosse uma porta de entrada com várias fechaduras para segurança, e só permite a leitura interna para quem tem as chaves de entrada para cada fechadura dessa porta se segurança que foi colocada.

Como saber se o site está seguro?

Na barra de endereço do site acessado ele indica que está seguro e aparece as siglas HTTPS como pode ver na barra do blog que está acessando agora:

 

Fique Atentos!

O HTTPS é só um modo de exibição, não é porque está escrito “Seguro” que realmente seja! Tem muitos sites de compras que podem ter esse “HTTPS” porém não serem nenhum pouco seguros e clonarem as informações do seu cartão. Nada substitui uma boa pesquisa!

Outra coisa, não é porque o site não tem o HTTPS que ele não é seguro! Ele pode ter outros sistemas de segurança interno que não use o HTTPS na barra de endereço, então pesquisem e se informe antes de irar conclusões precipitadas sobre o site ou a empresa.

O HTTPS é só uma das formas de deixar o site seguro, pode ser usado ele ou outro sistema de segurança. O HTTPS pode ser colocado na página do site facilmente, basta entender um pouquinho de informática e estudar como ter uma trava de segurança a mais e você mesmo consegue fazer 🙂

 

 

Venha conhecer nosso trabalho e conversar com um de nossos consultores =)

Acesse nosso site : Forleven.com  

Ou, agende uma apresentação e conheça mais!

Agenda online

 

 

O site que você acessa as informações da escola é seguro?