Rendimento Escolar: Essa conceito escolar ou universitário refere-se  à exames feitos para medir o conhecimento dos alunos nas avaliações. Os estudantes considerados com um bom rendimento escolar alunos com notas boas e acima da média e com um bom aproveitamento das aulas, ou seja, alunos que não faltem tanto.

Como é feito a medida do rendimento escolar?

Atualmente tanto nas escolas públicas quanto privadas  é usado o Ideb (Índice de desenvolvimento da educação básica), o Ideb une o desempenho obtido pela Prova Brasil aos dados de aprovação que são fornecidos pelo Censo Escolar .

Como melhorar o rendimento escolar?

O rendimento escolar não depende só do desenvolvimento dos alunos, mas também do desenvolvimento dos professores que estão em sala de aula. Como assim?

Todo profissional sempre está se atualizando dentro de seu mercado de trabalho, é isso com todos, médicos, dentistas, lojistas (precisam ter as peças de roupa da moda atual), cabeleireiros (seguindo as tendências de cabelo em cada estação do ano e técnicas novas de corte e tintura)…entre outros, e o professor não fica de fora.

Antigamente era normal o professor usar o método tradicional didático para ensinar as crianças, método que hoje sabemos que não é o melhor e ajuda a memorizar, porém não ajuda a compreender. Hoje com vários métodos didáticos disponíveis no mercado onde cientistas da educação nos trouxeram junto a sua bagagem metodológica, eles nos mostram que nem todos aprendem de uma mesma maneira, e pode ser utilizados diferentes tipos de metodologia para que o aluno se desenvolva melhor.

Todos tem seu próprio tempo, uns aprendem mais rápidos e outros mais de vagar, usando a metodologia certa esses alunos podem acompanhar melhor uns aos outros, não que vá ficar igual, mas ajuda o aluno a se desenvolver melhor e com mais facilidade.

Não vamos deixar tudo para o professor, ele tem que fazer a parte dele, mas os alunos e seus responsáveis  também! Primeiro o aluno precisa ser motivado pelo professor para despertar sua curiosidade em aprender e dar continuidade nesse despertar, porém se o aluno de forma nenhuma se interessa algum problema está acontecendo e precisa ser resolvido.

Os responsáveis não ficam de fora, eles precisam caminhar junto com a escola para uma melhor aprendizado da criança, quando os responsáveis são presentes, ajudam nas tarefas de casa e se comprometem com a escola a criança se empenha mais em suas atividades e seu rendimento melhora. Essa não são as únicas formas, há também dicas para ajudar a  melhorar o rendimento escolar.

7 Dicas para melhorar o rendimento escolar:

Organização: Tenha seus tarefas organizadas, use uma agenda e organize dias e horários para lições de casa, trabalhos escolares,  estudar na semana de provas;

Ambiente de Estudos: Ter um ambiente calmo, tranquilos e interrupções ajuda na concentração;

Dúvidas: Não fique com dúvidas, caso tenha vergonha de falar em sala de aula o que não entendeu da matéria, após a aula converse com seu professor para ele te explicar melhor, também é válido leituras e vídeos sobre o tema.

Provas: Nada melhor do que um bom simulado, se você é professor passe simulado das provas como revisão para seus alunos, é muito mais vantajoso para a compreensão dos mesmos. Caso seja aluno indique essa opção para seu professor, ou procure simulados dos temas que vão cair na prova na internet.

Hoje existe uma plataforma online para gestão escolar que disponibiliza a opção do professor dinamizar a aprendizagem dos alunos possibilitando criar simulados, exercícios, tarefas de casa online com resolução automatizada, além de trabalhar com a análise preditiva dos alunos ajudando o professor a trabalhar habilidades e competências que ainda não foram adquiridas. Conheça mais acessando:  Estudar simulado ajuda nos desempenho dos alunos nas provas

Tipo de Aprendizado: Cada pessoa tem seu próprio tempo de aprendizagem e aprendem melhor de formas diferentes, umas aprendem melhor lendo, outras vendo vídeos ou só ouvindo…Tente  desvendar esse mistério. Saiba mais acessando nossa portagem anterior: Pirâmide de Aprendizagem

Anotações / Resumos: Fazer anotações de pontos importantes e resumos do que entendeu sobre a matéria explicada lhe ajuda a compreender melhor o que está estudando.

Uso da Tecnologia: Esse é um ponto importante!  O professor pode usar a tecnologia a favor de ajudar e incentivar seus alunos,  como fazendo simulados, exercícios online e como disse anteriormente, hoje existe uma  plataforma online para gestão escolar que disponibiliza a opção do professor criar as atividades para seus alunos, como podemos ver em uma das postagens : Cronograma de Aula online

Para saber mais acesse:  Uso da Tecnologia nas práticas pedagógicas. Tem um vídeo incrível sobre o uso das Tics na Educação =)

 

Como melhorar o rendimento escolar?
Classificado como: