Pontualidade:

  1. qualidade ou condição de pontual.
  2. cumprimento de horário, de compromisso.

Pontualidade: Ser pontual não quer dizer somente ” chegar na hora marcada” em um compromisso, evento ou encontro, ser pontual é muito mais que isso e deve ser ensinado  e de fato cumprir em prática essa pontualidade principalmente na escola, porém é um papel importante que pode ser  realizado através da família, inclusive se essa pontualidade é produzida no âmbito familiar a criança se apropriará muito mais dessa “pontualidade”.

Ser pontual: Ser pontual vai além de chegar em um lugar na hora marcada, ser pontual é fazer as coisas em seu devido tempo, é respeitar o cumprimento de horários, deveres, compromisso, prazos…Como pode ver é uma lista de variedades que englobam a pontualidade.

Mas o que pontualidade tem haver com todas essas informações?

Veja bem, para que os exemplos acima sejam cumpridos com exatidão eles terão de ser cumpridos dentro do tempo estipulado, ou seja, ser pontual. Vamos aos exemplos das categorias de pontualidade citadas acima:

Fazer as coisas no seu devido tempo: Supondo que você dará um jantar em sua casa marcado para às 19:00 horas e você começa a cozinhar às 18:00 horas, você acha que quando os convidados chegarem tudo estará pronto? Não né. Isso porque cada alimento tem seu tempo de cozimento e de deixar tudo para última hora não vai funcionar, ou vocês comerão a comida crua.

Respeitar o cumprimento de horários: Cito aqui dois exemplos vivos do nosso cotidiano, esse exemplo se inicia na nossa infância e permanece até o resto de nossas vidas. Horário de entrada das crianças na escola e entrada no trabalho para os adultos. Esse é um exemplo clássico de cumprimento de horários. Você precisa respeitar o horário de entrada e saída destes estabelecimentos, não só deles mas outros também como bancos, restaurantes…

Deveres: Nada melhor do que cumprir com seus deveres no momento certo, mas o que são esses deveres? Deveres de casa, supondo que você precisa arrumar a casa e precisa estar limpa até tal hora, nesse tempo você precisa cumprir os deveres estipulados em seus horários para terminar na hora certa sem deixar algo para depois.Serve também para as crianças e jovens, eles também tem os deveres deles como lição de casa, ir ao dentista, levar o cachorro para passear, tomar vacina, tudo isso tem seu tempo e precisa ser respeitado e cumprido, não adianta levar o cachorro para tomar vacina depois que encerrou o expediente, ou querer fazer a lição de casa na escola.

Esses deveres precisam der organizados e ter seu tempo e horário cumpridos!

Compromissos: Os compromissos vai muito além de encontrar alguém em algum lugar para discutir algo, um compromisso pode ser com você mesmo(a), com alguém, com o trabalho, com a escola…O compromisso contigo mesmo é respeitar seu tempo, se tirou um tempo para descansar e ler um livro esse lazer deve ser feito, se marcou um compromisso com alguém o mesmo deve acontecer , seu compromisso com o trabalho deve ser cumprido todos os dias e começa chegando para trabalhar na hora certa e não deixando o tarefas atrasadas e o mesmo com a escola, o aluno tem um compromisso com a escola, chegando no horário certo, fazendo sua tarefas, participando dos projetos, apresentações de seminários…São todos compromissos que devem ser respeitados e cumpridos.

Prazos: Os prazos consequentemente estão dentro de cada etapa ou categoria de pontualidade, isso porque ele é o responsável por dizer quando começar e terminar algo e o tempo que para isso ser feito. No trabalho vamos supor que você tem uma lista de documentos que vem ser preenchidas e entregues na Diretoria de Ensino até tal dia e tal horário, isso é um prazo para cumprimento de um objetivo, a mesma coisa com os alunos quando os professores pedem um trabalho, eles tem um prazo de entrega que deve ser cumprido com respeito a instituição e um compromisso com seu aprendizado.

 

Bom depois de toda essa explicação fica fácil compreender que a pontualidade faz parte da vida de todos em todos os momentos da vida, desde a infância passando pela juventude e na sua vida adulta, é claro que a pontualidade da criança não depende só dela, até porque ela depende dos pais, mas o legal é ir incentivando, levando a criança no horário para a escola e é claro, sabe aquele passeio? É uma ótima hora para ser pontual e deixar como exemplo.

Já com os jovens essa pontualidade que é trabalhada quando criança vem amadurecendo com ele e o fazendo se tornar uma pessoa responsável com seus deveres, e, consequentemente se tornar um adulto responsável e compromissado com seu trabalho.

Pontualidade, uma palavra tão pequena, com tantos significados e que faz uma grande diferença em nossas vidas.

 

A importância da pontualidade para com as crianças
Classificado como: