O que é boletim escolar?

É um documento formal da escola onde é registrada as notas e faltas dos alunos por disciplina que ele estudou e por bimestre, ou qualquer outra forma de organização que a instituição de ensino trabalhar podendo ser também trimestral, semestral, ciclo… as opções de divisões  da escola são diversas e o boletim aparecerá da forma como a instituição trabalha.

O boletim é anual e entregue aos pais ou responsáveis do aluno ao final de cada bimestre, trimestre….dependo de como a escola se organizar, trazendo outras informações do aluno como seu nome, RA (Registro do Aluno), RM(Registro de Matrícula), número da chamada, turma e em alguns casos a assinatura do diretor.

O boletim é entregue aos pais e responsáveis geralmente no dia da reunião de pais e mestres, o mesmo também pode ser retido pela escola caso o aluno tenha insuficiência de nota ou excesso de falta e só é entregue diretamente ao responsável do aluno para poderem conversar e juntos tentarem organizar uma maneira de resolver o problema, ou, pelo menos deveria ser feito dessa forma.

O que é boletim online?

É o mesmo documento descrito acima só que disponibilizado  através da internet na área de acesso do aluno que estará disponível para acessar através do site da escola ou de uma plataforma de gestão escolar online.

 

A versão online são as mesmas da versão impressa?

Sim, porém  muito mais detalhada como pode ver acima, e há uma Plataforma Online para Gestão Escolar, que permite a escola personalizar o boletim para sua impressão.

É Prático e Fácil ?

Sem dúvida você nunca encontrou nada tão prático em sua vida. Caso utilize uma plataforma de gestão escolar online você simplesmente seleciona o relatório que quer imprimir, nesse caso o boletim, e fazer a impressão, ponto seu trabalho está feito e ela já sai com as notas e faltas digitadas.

Caso disponibilize online é só clicar no botão “Publicar Notas” e o boletim ficará online para os alunos.

Para saber mais sobre relatórios temos uma postagem exclusiva, acesse: Relatórios Escolares. Imprima tudo que precisar!

É prejudicial ao contato com os pais?

Não, muito pelo contrário! Quantos responsáveis só foram na primeira e na última reunião da escola? e só pegaram o primeiro e o último boletim! Dessa forma o responsável tem uma comunicação melhor vinda da escola e pode acompanhar com mais facilidade como sua criança está indo na escola, como está sendo seu desenvolvimento.

É possível que a escola trabalhe das duas formas, entregando os boletins na reunião e deixando disponível online, dessa forma é até melhor para fazer um comparativo das notas e se o aluno melhorou ou piorou, isso porque normalmente os boletins entregues são vistos na hora e depois é descartado os responsáveis esquecem onde a criança tirou uma nota ruim, quando o boletim fica disponível online os registros não se apagam e ele pode acompanhar melhor  o progresso da criança.

Para saber como ter responsáveis mais participativos dentro da escola e das reuniões acesse nossa postagem exclusiva: Dicas para realizar reunião participativa de responsáveis e mestres

Como saber se a Instituição de ensino disponibiliza esse acesso online?

Normalmente as próprias instituições de ensino dizem que tem área do aluno e dos pais para acesso online e os auxiliam em seu acesso, porém caso a sua instituição ainda não tenha não desanime, indique essa opção para eles e mostre essa publicação =)

Acesse nossa postagem exclusiva explicando: 7 motivos para sua escola usar uma plataforma online de gestão escolar.

Além do boletim quais as outras informações posso ter disponível na área do aluno?

Além do boletim você pode ter muitas outras informações que estarão ajudando tanto no acompanhamento escolar da criança quanto na comunicação escola-família e família-escola. Através da Plataforma Online para Gestão Escolar  você pode ter disponível os conteúdos que o professor está trabalhando com os alunos, o professor também pode enviar conteúdos de estudo para o aluno, e exercícios online, através do menu Provas você tem detalhado a nota do aluno, isso mesmo, nesse menu ele mostra todas as atividades que a criança fez para cálculo da média final de cada disciplina e a nota que ele tirou em cada atividade, caso a escola for particular ela pode deixar disponível as cobranças do aluno e opção de impressão de boletos direto por lá, além das funções de recebimento de mensagens, avisos e ocorrências mantendo um registro mais organizado.

As universidades e cursos técnicos também disponibilizam a área do aluno?

Sim, a maioria delas pelos. As universidades geralmente todas têm, cursos técnicos hoje em dia a maioria disponibiliza e caso não disponibilize eles podem começar, a implantação da ferramenta é fácil e prática num tempo de 5 minutos, tempo que leva para ativar a conta numa plataforma online.

Boletim online. Confira como funciona!
Classificado como: