Já está claro que num mundo tomado por tecnologia onde as crianças nascem e interagem nesse meio o uso da cópia através do quadro negro da escola não funciona mais, as crianças não tem  curiosidade em aprender e isso vem resultando numa educação cheia de ” dificuldades de aprendizagem”, isso porque o professor se acomodou num modelo de aula que hoje em dia não funciona, já não funcionava antigamente e hoje em dia com tantas mudanças e sabendo que cada criança tem um ritmo de aprendizagem diferente é preciso de adequar a cada uma delas.

Um meio de trabalhar e mudar um pouco a rotina das crianças e adolescentes é inserir a tecnologia no meio educacional, e é algo que deve acontecer, não só para promover essa curiosidade na aprendizagem, mas para dinamizar o conteúdo, principalmente quando falamos da educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental onde a criança aprende a partir de brincadeiras e curiosidades. Sabendo disso abaixo segue uma lista de aplicativos educacionais que os professores e familiares podem usar para incentivar a aprendizagem de forma lúdica e interativa.

 

App para a educação infantil:

1-Sound Touch Lite: Esse aplicativo possui imagens em desenhos de animais domésticos e  selvagens, veículos, instrumentos musicais e vida doméstica (objetos), ao clicar na imagem aparece a fotografia real acompanhada pelo som daquele animal ou objeto faz.

Link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.soundtouch.lite

2- Funny Food!: “Funny Food! é um app para crianças  do infantil, ele trabalha figuras geométricas a partir dos alimentos, cores, unidades como parte de um todo, tamanho, lógicas e é bem divertido animado e colorido, do jeito que as crianças gostam!

3- ABC do Bita: Bita além de ser um personagem animado que aparece na TV como na Discovery Kids, ele traz várias canções animadas e que auxiliam na aprendizagem da criança, esse é só um dos app que o bita tem, o ABC do Bita foi feito para auxiliar e ajudar as crianças na fase inicial da alfabetização.

Link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.quartaDimensao.abc

 

Para  fundamental (anos iniciais):

4- Buddy School: Jogos Educacionais de Matemática Interativa,  e Lúdicas trabalhando diferentes níveis de habilidade e dificuldade de acordo com a idade da criança a partir da pré escola (3-5 anos) para as crianças do fundamental anos iniciais (6-10 anos) e não para por ai, por poder ser compatível por idade e por habilidades e níveis de dificuldades esse aplicativo foi desenvolvido para ser usado por alunos até os 17 anos de idade cabendo seu uso também no ensino médio.

Para crianças eles ajuda bastante na concentração, trabalha coordenação motora, exercício para o cérebro através de jogos lúdicos e interativos.

Link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.EducaGames.BuddySchool

 

5- Science Kids Learning: Esse aplicativo é sensacional para trabalhar com as crianças de forma produtiva e lúdica a disciplina de ciências, esse aplicativo trabalha com as crianças de forma divertida através de jogos o funcionamento da cadeia alimentar, micro-organismos, saúde e crescimento entre outros itens, é algo que com certeza vai ajudar a sistematizar tudo que estão aprendendo em sala de aula de forma muito mais significativa.

 

6- O Caça-palavras da Edujoy:  O Caça-Palavras da Edujoy foi desenvolvido para crianças a partir dos 6 anos de idade, ótimo para ajudar na leitura e letramento das crianças, vem com quadro de palavras ao lado para auxiliá-las e promete não repetir o mesmo caça-palavras.Interativo, animado, com muitos desenhos do jeito que a criançada gosta, vem com 3 níveis de  dificuldades para ir desafinando os pequenos para que eles avancem de fase.

Para  fundamental (anos finais):

7- Quiz de Português: É um aplicativo de perguntas e respostas para quem quer melhorar ou aprofundar seus conhecimentos gramaticais da língua portuguesa, excelente para professores e alunos. Com 3 níveis diferentes de dificuldades você irá passar por fonética, morfologia, ortografia, sintaxe,  semântica, estilística, sintaxes de concordância e regência e  normas de Pontuação.

Link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.estacio.ead.QuizPortLITE

 

8- Jogos de Matemática: melhore suas habilidades matemáticas com este divertido aplicativo, além de diferentes jogos que incluem a matemática você pode jogar no modo (2 jogadores) e jogar com outras pessoas conectadas.

9- Quiz de Conhecimentos Gerais: Esse divertido aplicativo de perguntas e respostas traz perguntas de conhecimentos gerais incluindo perguntas de história e geografia, além de curiosidades espalhadas pelo mundo.

Para o Ensino Médio:

10- Studos ENEM e Vestibulares: Esse aplicativo tem um ótimo desenvolvimento e interação, com 4 estrelas e meia e muitos comentários bons a seu respeito ele permite o aluno a fazer provas online, fazer simulados por assunto desde o Enem até Vestibulares de todo o Brasil. Contém mais de 13 milhões de questões, mais de 7000 provas de vestibulares e  e mais de 70.000 questões cadastradas. O mais legal é que ele traz como foi seu desempenho por meio de estatísticas de acertos, tempo gasto para resolver cada questão e gabarito correto ao final de cada prova.

11- Descomplica: Quem é que nunca ouviu falar no descomplica? Um excelente aplicativo para revisão de de todo conteúdo para provas do Enem e Vestibulares, contém aulas ao vivo e aulas gravadas, acesse offline, você monta  seu plano de estudos,  tirar suas dúvidas na reunião que ocorre semanalmente, redação corrigida mensalmente para ajudar a melhorar sua escrita.

12- Vestibulário: O Vestibulário é um aplicativo para você acompanhar as datas de todos os vestibulares do Brasil, além de trazer notificações sobre o evento, ele também traz uma linha do tempo para que fique mais fácil acompanhar quando será o próximo vestibular, datas e prazos além de receber dicas que lhe ajudarão na hora da prova. Para saber mais veja a publicação que fizemos falando sobre este aplicativo: –> Vestibulário, o app para os vestibulandos! 

 

Acima falamos sobre alguns aplicativos educacionais e os separamos por curso e idade dos alunos, trazendo um pouquinho sobre como cada um funciona, esses são só alguns de muitos outros, use a tecnologia a favor da educação, todos vão adorar e aprender brincando.

Trago para vocês dois aplicativos Bônus  bem interessantes também na área educacional:

  • – Sistema do Corpo Humano 3D: Esse aplicativo apresenta as principais características do corpo em imagens tridimensionais e com explicações simples de entender sobre o funcionamento do corpo humano. E pode ser usado para ajudar a trabalhar a anatomia humana nas escolas, cursos técnicos, cursos superior e estudos para provas como Enem e Vestibulares e até mesmo para  curiosidades sobre o funcionamento do nosso corpo.
  • Passatempos Inteligentes: Esse aplicativo super divertido traz diferentes maneiras de melhorar sua concentração, raciocínio por meio de diferentes jogos e desafios como jogos de concentração, quebra-cabeça, jogos de adivinhação e jogos de lógica.

Espero que divirtam-se bastante com tantas variedades de jogos e brincadeiras educacionais.

 

Aplicativos educacionais para ajudar na aprendizagem dos alunos
Classificado como: