Olá,

Você já teve curiosidade sobre como funciona as escolas nos E.U.A. (Estados Unidos da América)?

Se a resposta for sim, você está no blog certo!

Irei explicar alguns pontos das principais dúvidas e diferenças entre escolas brasileiras, mas deixo aqui uma observação importante, as informações aqui descritas não são de regra para todas as escolas americanas, depende muito da região e da escola em si.

Escolha das escolas nos E.U.A.

A escolha das escolas nos E.U.A é o oposto de como escolhemos a escola aqui no Brasil, lá você primeiro precisa escolher a escola onde seu filho vai estudar para depois escolher o bairro onde vai morar, isso porque o bairro onde você residir é que vai definir a escola em que seu filho estudará, isso no caso de escolas públicas.

Nos  E.U.A. os alunos moram próximo das escolas, cada bairro tem pelo menos uma escola para a educação infantil que lá é chamado de: Preschooluma unidade escolar para o ensino fundamental onde é separado por duas etapas, o fundamental I como é conhecido aqui no Brasil e lá é chamado de Elementary school, o fundamental II como é conhecido aqui no Brasil é chamado de Middle school e outra unidade escolar para o ensino médio que chamado de High school, diferente daqui que normalmente vimos uma única instituição de ensino integrando todos os níveis da educação básica, do infantil ao médio.

As etapas escolares nos E.U.A. são um pouco distintas das do Brasil:

Preschool – (Educação infantil – pré escola): Instituição de ensino voltada para crianças menores de 5 anos. Como podemos ver, o Preschool é igual ao do Brasil.

Elementary school – (Ensino fundamental I): Instituição de ensino voltada para crianças entre 6 e 11 anos, as crianças concluirão as etapas do 1º ao 5º ano, a divisão de ciclos continua igual aqui no Brasil.

Middle school – (Ensino fundamental II): Instituição de ensino voltada para adolescentes entre 11 e 13 anos, onde concluirão às etapas do 6º, 7º, 8º anos do fundamental II, essa é a diferença que temos hoje, nos E.U.A o fundamental II ou Middle School têm duração de 3 anos.

E finalmente,

High school – (Ensino Médio): Instituição de ensino voltada para adolescentes ente 14 e 17 /18 anos, onde irão concluir o ensino médio ou high school de 4 anos, isso porque o ensino médio começa no 9º, e vai do 9º até o 12º ano.

Como podemos ver a diferença divisão dos ciclos comparando com o Brasil é pouca, há um inverso entre a quantidade de anos por ciclo do fundamental II Middle school e do ensino médio High school.

Curiosidade:

No ensino médio nos E.U.A. acontece algo muito legal, as escolas de ensino médio incentivam os alunos a serem autônomos e lhes dão uma liberdade acadêmica que permite aos alunos descobrir talentos e novas habilidade durante o período de high school, onde normalmente estudam praticamente o dia inteiro em médias das 08:00 da manhã às 15:00 (lembrando que pelas minhas pesquisas esse foi o horário que mais se repetiu, mas não é uma regra), no primeiro período se dedicam as aulas “normais” e num segundo período à atividades extracurriculares como música, teatro, fotografia, culinária, marketing entre outras atividades para acrescentar em seu currículo escolar e consequentemente auxiliar em sua carreira. Legal né? Se pararmos para pensar até parece com a ETEC aqui no Brasil.

Boletim Escolar:

As notas americanas são bem diferentes do que costumamos ver aqui no Brasil que normalmente é composta por números de 0 à 10, os boletins americanos, as notas em si são compostas por letras e cada letra equivale a porcentagem de uma nota de 0 à 100, para deixar mais claro abaixo segue duas tabelas, uma com o significado das notas e a outra a equivalência em número das notas.

 

Diferença entre escola pública e particular nos E.U.A.:

Algumas diferença entre a escola pública e a particular nos Estados Unidos da América vai depender muito da qualidade da escola, há muitas escolas públicas com excelente qualidade de ensino, assim como também há escolas públicas com a qualidade de ensino não tão boa, depende muito do bairro que a escola está localizada, mas uma das coisas que fazem os pais optarem pela escola particular  é  porque dizem que a escola particular exige mais do aluno em seus interesses, a reprovação é mais rígida e é obrigatório o uso de uniforme.

Mas se compararmos com as escolas brasileiras podemos ver quanta diferença existe em infra estrutura, não posso falar do sistema de ensino porque não estive em nenhuma escola lá fora, mas só de ver o prédio de uma instituição pública de ensino médio podemos ver o quão distinto é.

Abaixo deixo algumas fotos de uma escola pública de ensino médio, Berkeley High School, localizada na Califórnia, E.U.A.

 

Bom, esse post trouxe um pouquinho de informação sobre como é a escola nos E.U.A. e para você que está de mudança para lá e não sabe como escolher uma escola para seus filhos, abaixo deixo um link do site School Digger, nesse site você pode selecionar a cidade em que pretende situar-se ver a pontuação das escolas em estrelas, as estrelas definem a qualidade da escola, dessa forma ajuda a melhor escolher o bairro em que irá habitar. =)

Clique aqui –> https://www.schooldigger.com

Espero ter ajudado um pouquinho com essas dúvidas frequentes.

Diferenças entre escolas brasileiras e americanas. Confira!