Mês de janeiro,  as crianças estão em casa pois, são férias escolares! Os Ânimos estão lá no alto, e energia tem de sobra, é ótimo ver as crianças brincarem e se desenvolverem, mas nas férias escolas brincar também é aprender e cada dia é uma nova descoberta.

Durante as férias existem algumas atividades que as crianças podem fazer com a ajuda de adultos, atividades divertidas e que auxiliam funcionando como se fosse uma reprise (caso já tenha visto na escola), ou, uma preparação para o que está por vir.

Abaixo segue a lista de algumas atividades:

Cozinhar:

Cuidados: Isso mesmo, as crianças podem ajudar a preparar algumas refeições na cozinha, desde que não esteja com nenhum objeto cortante, perfurante, ou, que as machuquem e é claro, devem estar bem longe do fogo.

Explicação: Ao cozinhar junto da criança você pode ir ajudando com medidas, grandezas e quantidades, como por exemplo  ao fazer um bolo, quantos litros de leite? ajude a criança a entender os litros e faça comparações do tipo é muito? é pouco? está na medida?, e depois quantos ovos? contou certo? qual a medida da farinha? do chocolate? pode por mais ou não? porque?, e depois mexendo a massa, já está consistente? o que é consistente? quanto tempo fica no forno? vamos ver o relógio?. Com uma simples receita de bolo a criança já está revendo, ou, aprendendo numerais, medidas, grandezas, quantidades, espessuras, além de estar se divertindo.

Massinha Caseira: 

Cuidados: Apesar dessa receita não usar nada que corte, perfure, machuque ou queime, é sempre importante tomar cuidado com as crianças.

Explicação: A massinha caseira é simples de fazer e para colorir você pode usar um pouco de suco em pó ou corante alimentício, mas suco é bem melhor porque a massinha fica com cheirinho de fruta. Aos fazer a massinha caseira você também estrá trabalhando com a criança  numerais, medidas, grandezas, quantidades, espessuras e mais, também vai trabalhar as cores e cheiro dessa vez, e para deixar ainda melhor, porque não brincar de fazer as letras ou tirar molde das letras com a massinha? Desse jeito essa brincadeira vai ser um arraso!

Dobraduras de Papel:

Cuidados: Essa brincadeira é importante ajudar a criança dependendo de seu tamanho, ou, já deixar os papeis cortados, ou, será necessário uma tesoura sem ponta, de qualquer forma sempre tomando cuidado para que a criança não se machuque.

Explicação: Fazer qualquer tipo de dobradura de papel é bem legal, as crianças gostam mais principalmente quando se trata de algum animal. Brincar de fazer dobradura de papel é divertido para todo mundo, algumas são difíceis e outras muito fáceis, o melhor é que pode se tornar um jogo constante para ir “passando de nível”. Ao brincar de fazer dobradura com as crianças será trabalhado o raciocínio lógico, medidas e muita concentração e caso os papeis forem coloridos também será trabalhada as cores e os tipos de animais que estão criando em papel, uma brincadeira divertida e muito simples.

Caça as Letras e Números:

Cuidados: Importante tomar cuidado onde esconder as letras, sempre longe de lugares perigosos e que podem machucar a criança.

Explicação: AS letras e números podem ser comprados prontos, ou, serem confeccionados em casa. O objetivo da brincadeira é achar as letras e números que o adulto pedir, letras e números estes que o adulto já terá escondido e ele pode ir dando dicas como (está quente) quando estiver próximo de encontrar e (está frio) quando estiver longe do objeto.

Forca:

Cuidados: Quase zero, mas se tratando de criança, todo cuidado é pouco!

Explicação: Caso a criança já esteja na fase de alfabetização e reconhecendo o sons e letras, então essa é uma ótima brincadeira para incentivar a leitura e a escrita, também pode ser usado o banco de palavras da brincadeira para auxiliar as crianças. Se consiste em fazer uma forca com algumas quantidades de linhas que correspondam a quantidade de letras da palavra que a criança tem que acertar, ela pode usar o banco de palavras para se orientar pois, ainda está em período de alfabetização.

Amarelinha:

Cuidados: Quase zero, mas se tratando de criança, todo cuidado é pouco!

Explicação: A Amarinha é uma brincadeira divertida e que toda criança gosta, além de trabalhar equilíbrio, também trabalha a lateralidade e os numerais.

Mistura de cores com tinta:

Cuidados: Quase zero, mas se tratando de criança, todo cuidado é pouco! Também é importante verificar se a tinta é própria para atividade com as crianças e se é antialérgica.

Explicação: Misturar cores é o máximo! As crianças ficam maravilhadas com suas mudanças, é incrível como misturar uma cor com outra pode surgir uma nova, além de trabalhar a criatividade e imaginação também está sendo trabalhado lógica junto das cores.

Fantoche caseiro feito com meias:

Cuidados:Quase zero, mas se tratando de criança, todo cuidado é pouco! Como pode ser que use cola quente e tesoura é sempre bom auxiliar a criança durante usando tesoura sem ponta, ou, já deixando cortado.

Explicação: Toda criança ama ouvir uma história, acham ainda mais divertido quando participam dela. Para fazer o fantoche precisará de meias, olhinhos e se quiser recortes em EVA para enfeitar a meia (depende de como será seu fantoche). o legal é que além de trabalhar a criatividade da criança, também vai estar trabalhando a imaginação, a contação de história, a sequencia da história (começo, meio e fim) e ajudando a ampliar seu vocabulário.

 

8 Atividades didáticas para fazer com as crianças durante as férias escolares.