Poucas pessoas sabem, inclusive  as próprias pessoas que trabalham na secretaria escolar tem dúvidas sobre a diferença entre RA e RM, vamos tirar essa dúvida agora mesmo?

O que é RA e RM?

RA (Registro do Aluno) é o número de identificação do aluno no sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria de Educação do Estado de residência, e é composto pelo número principal, o digito verificador e a sigla do  seu Estado, exemplo: São Paulo usa-se SP.

 RM ou até mesmo RGM como em alguns lugares é usado (Registro de Matrícula) é um número de identificação do aluno dentro da unidade escolar (Instituição de Ensino) na qual o aluno estuda.

Qual a diferença?

O RA e o RM são números de documentos escolares dos alunos para registro da escola, porém o RA usado para a identificação do aluno na Secretaria de Educação do Estado e o RM /RGM é usado para identificação do aluno dentro na Instituição de Ensino.

Todos os alunos possuem o RA e o RM?

Sim, todos possuem RA desde que a instituição de ensino cadastre o aluno como sendo daquela instituição na secretaria de educação, já o RM/RGM todos os estudantes matriculados na instituição de ensino possuem seu Registro de Matrícula.

É importante que os alunos saibam sobre seus documentos?

Sim, é importante que eles saibam que os documentos existem e cada um tem o seu, até porque o governo abre alguns cursos gratuitos para estudantes e sempre pedem o RA ou RM do alunos, isso quando não pedem os dois, e muitas vezes pelo aluno não saber e não ir atrás para se informar na escola acaba não se cadastrando. Em cadastros de algumas empresas para estágio como menor aprendiz eles também pedem além do nome da escola o RM e RA do aluno.

 

Espero ter ajudado com a dúvida frequente que funcionários e alunos apresentam e quaisquer dúvidas entre em contato com a nossa equipe =)

 

 

Diferença entre RA e RM/RGM do aluno (a)
Classificado como: