O que é o planejamento pedagógico?

O planejamento pedagógico, ou planejamento escolar como é conhecido é o ato da reunião onde professores, coordenadores e gestores sentam-se juntos para planejar o calendário de atividades da escola, dias letivos, recesso escolar, feriados, semana de avaliação e recuperação, tempo de manutenção da escola, entre outros assuntos.

Para que serve?

Serve para orientar o professor em seu planejamento de aula durante o ano letivo.

Por onde começar o planejamento pedagógico?

Sempre deve começar pelo calendário que foi definido junto a equipe de professores, coordenadores e gestores. Após o calendário estar pronto os professores terão onde se basear e como estabelecer melhor como serão suas atividades, os dias que elas irão ocorrer e como poderá trazer resultados de aprendizagem dos alunos.

Como começar o planejamento?

1- O planejamento deve começar com a avaliação diagnóstica, dessa forma o professor conseguirá obter informações dos níveis de conhecimentos, habilidades e competências dos alunos e o que deve ser feito para os estudantes avançarem.

2- Após a avaliação, antes do professor sair escolhendo diferentes tipos de atividades com incongruência esperando trazer algum tipo de resultado, proponho que façam a si próprio duas perguntas:

Para quê?

(Para mediar o aluno com sua dificuldade). Qual a dificuldade de aprendizagem desse aluno?

O que fazer?

(O que eu devo trabalhar com o alunos). O que fazer para os alunos alcançarem habilidades e competências que ainda não adquiriram?

Para quê? e O que fazer? “ devem estar sempre juntos, o ” para quê” vai te fazer refletir em como mediar ao ensino-aprendizagem do aluno de acordo com a sua dificuldade e o ” o que fazer” vai te fazer refletir sobre com quais atividades  será possível fazer com que a dificuldade de cada aluno transcenda colocando-o em um próximo nível.

3-Avaliação não pode faltar, não se faz avaliação diagnóstica somente no inicio do ano, a avaliação é contínua e após as atividades ela precisa aparecer para avaliar não só se as atividades estão auxiliando os alunos com suas dificuldades, mas também se a prática do professor também está sendo funcional.

Observação:  As DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) são normas obrigatórias para a educação básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Hoje, existem diretrizes gerais para a educação básica de cada etapa e modalidade (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) trazendo em forma de documento complementar onde traz uma orientação sobre os conteúdos e competências que se deve trabalhar com cada etapa e modalidade da educação básica.

Objetivos:

Envolvimento da comunidade escolar: É  de suma importância que a comunidade escolar esteja dentro da escola, fazendo parte dos projetos, das ações da escola, nas reuniões escolares.

Comunicação Escola e Família: É essencial que haja comunicação entre a escola e a família e vice e versa para incentivar um melhor desenvolvimento do aluno em suas habilidades e competências nas atividades desenvolvidas na escola, pela escola, ao redor da em escola, em sua comunidade e desenvolver o aluno em sua totalidade como ser integral que faz parte da sociedade.

Monitoramento sobre o planejamento e redirecionamento: É ponderoso que  os professores, estejam sempre atentos ao planejamento que foi feito, e se de fato está surgindo resultado, e se foi a melhor maneira de se organizar, para que dentro do planejamento  sejam feitas mudanças de acordo com a situação da turma e os desafios que aparecem ao início do ano letivo para que se faça alterações que melhorem os resultados de ensino-aprendizagem durante o ano letivo.

Prática do professor correspondente a sala de aula: O professor deve conhecer seus alunos, como eles são, como suas famílias são, como é a comunidade onde moram, quais suas dificuldades de aprendizagem… Dessa forma saberá como criar as atividades que os alunos vão desenvolver em sala de aula e fora dela, como por exemplo a lição de casa.

Promover o desenvolvimento contínuo  e integral de ensino-aprendizagem: É indispensável que o professor crie diversas maneiras diferentes de ensino pois, sabemos que um aluno é diferente do outro e cada um aprende e se desenvolve de formas distintas, por isso desenvolver a mesma atividade com o mesmo objetivo para todos os alunos só irá promover o ensino-aprendizagem para queles alunos que se identificam com aquele modelo de atividade e os outros serão denominados como ” portadores de alguma dificuldade de aprendizagem” quando na verdade tudo que eles estão enfrentando são problemas de ensinagem como diz Telma Weiz. Por isso é importante que o professor ajuste as atividades de acordo com as dificuldade de cada aluno e as habilidade e competências que precisam adquirir.

 

Espero que o texto tenha ajudado e quaisquer informações entre em contato com um de nossos atendentes. =)

 

 

 

 

 

Planejamento Pedagógico – Conheça dicas incríveis para começar o ano no maior astral com o ensino-aprendizagem =)