Porque é tão importante a relação ” professor – aluno” no ensino-aprendizagem?

Essa pergunta acredito ser fácil responder, certo? Afinal, você não faz o seu melhor por alguém que você não gosta e também não tem interesse em fazer atividades proposta pela mesma pessoa da qual você não tem nenhuma afinidade, isso não é só com as crianças e adolescentes, até mesmo com os jovens e adultos na faculdade e no mercado de trabalho também é assim, não é mesmo?

A importância na relação professor -aluno afeta no ensino-aprendizagem das crianças pelo meio em que elas se importam com o professor e em como se relacionam um com o outro, um bom relacionamento entre professor aluno tem como base a afetividade e a confiança.

Mas porque afetividade e a confiança são a base?

Afetividade: Bom, se você se relaciona com alguém você possui com essa pessoa um certo grau de afetividade, não precisa ser amor, mas algo como um consideração, como por exemplo um amigo, você tem certo grau de afetividade com seus amigos que são diferentes dos graus de afetividades familiares, se o aluno se sente bem como seu professor e vê ele como um amigo, ele fará seu melhor para que seu professor sinta orgulho de seu trabalho, desta forma sempre estará tentando melhorar para trazer o sentimento de honra para si.

 

Confiança: A confiança não pode ficar de fora, você já ouviu a frase: ” Aprendemos quando erramos”, pois é, nós aprendemos quando erramos, se não errar não vai saber como é o certo e se tiver medo de erra nunca saberá o que é certo e o que é errado. Com a criança é a mesma coisa, se o aluno não tiver confiança de conversar com seu professor sobre suas dúvidas, tiver medo de errar ao questionar, como é que essa criança irá errar para aprender? como é que essa criança irá continuar refletindo para questionar?

É preciso que a criança se sinta segura, sem medo de ser constrangida pelas suas dúvidas e que possa perguntar e participar da aula para construir seu conhecimento.

Importância da relação aluno-professor:

Assim como é importante a relação professor-aluno para que seja possível desenvolver a aprendizagem das crianças com base nos aspectos afetivos e de confiança, é preciso que também haja uma interação com boa relação entre aluno-professor.

A relação aluno-professor possibilita que o o professor também tenha por seus alunos afetividade e sensibilidade para conseguir entender seus alunos e suas dificuldades,compreendendo-os e  os ajudando tendo sempre um olhar delicado voltado as suas atividades e ajuda com os alunos mediando a aprendizagem da zona de desenvolvimento real para a zona de desenvolvimento potencial, dessa forma intervindo por partes de acordo com o que os alunos sabem e ajudando a alcançar o que ainda não sabem.

Cada aluno é cada aluno e cada turma é cada turma:

Todos nós somos diferentes, e ainda bem! Mas na pedagogia a diferença não é só uma questão de aparência, ela envolve tudo, cor, raça, cultura, dificuldades de aprendizagem, deficiência, transtornos globais, altas habilidades ou superdotação (entre outros)…

Na relação professor-aluno e aluno-professor é importante que as diferenças sejam trabalhadas, no caso professor aluno além do respeito é preciso que o professor conheça seus alunos e a sua turma e trabalhe de acordo com a realidade deles trazendo atividades que os façam avançar em seu desenvolvimento. Também é preciso saber trabalhar as diferenças em sala de aula, incentivando o respeito, a convivência, a saber respeitar o espaço do outro, saber trabalhar em grupo e quando a confiança etá no meio e os alunos estão questionando o professor, perguntando sobre a atividade, os alunos devem aprender a ouvir a ideia do outro, a pensar sobre essa ideia diferente da dele e refletir sobre, aprende que ninguém pensa igual a ninguém e que em grupo e com conversa as coisas se resolvem, eles aprendem a conviver na sociedade da sala de aula para depois conviver na sociedade em si, na qual está inserido.

Observação:

Um ótimo filme que retrata a relação professor-aluno e aluno-professor é o filme ” Sociedade dos Poetas Mortos” tendo como ator principal Robin Williams, como o professor, que para a época usava métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola fazendo que os mesmos tivessem mais interesse em aprender usando metodologias diferentes e o diálogo, a compreensão, afetividade e a confiança. É um filme maravilho e super indico!

Dicas para melhorar a relação professor – aluno e aluno-professor

Tanto alunos quanto professores devem:

1- Respeitar uns aos outros;

2-saber ouvir;

3-saber sua vez de falar;

4- o professor não deve constranger o aluno, mesmo que sua pergunta já tenha sido respondida;

5-deve haver afetividade entre todos para que haja empatia em seus tratamentos;

6-deve haver confiança para que o aluno possa falar sobre suas dúvidas e pedir ajudar sem ter medo de ser constrangido pelos colegas ou pelo professor;

Espero que tenham gostado e quaisquer dúvidas entre em contato conosco! =)

A importância da relação professor aluno no ensino-aprendizagem