O que pais e responsáveis acham da lição de casa?

Há uma grande divergência sobre os que os pais e responsáveis acham da lição de casa que os professores passam, uns gostariam de poder ajudar e companhar os filhos na lição de casa mas não conseguem, e por isso acabam não achando uma boa ideia “lição de casa” todo dia, outros acham legal por acompanhar o que o filho está aprendendo da escola.

Porém, o motivo da lição de casa não é posicionar discussões a respeito dela entre o que os responsáveis acham que deve ser e como é.

Qual a importância da lição de casa?

A lição de casa tem vários motivos pedagógicos integrados a ela:

1º motivo: Sistematizar o que a criança aprendeu na escola, dessa forma o aprendizado se dá de forma mais eficiente quando a criança reflete sobre o que assimilou das atividades feitas na instituição de ensino .

2º motivo: Promove a construção da autonomia pelo aluno (onde ele precisa fazer suas atividades de casa).

3º motivo: Promove a responsabilidade na criança (ao fazer que cumpra suas obrigações escolares).

4º motivo: E não menos importante, a lição de casa é uma maneira de criar hábitos de estudo na criança (ao fazer isso desde cedo, é muito mais simples compreender o que está estudando), isso serve para a idade de escolarização, mas também ajudará nos vestibulares, processos seletivos, concursos…

Existe alguma maneira de conciliar as lições de casa do estudante com o acompanhamento dos pais?

Existe algumas alternativas, elas também devem ser discutidas com os responsáveis dos alunos nas reuniões escolares para que se chegue a um acordo.

  • É indicado que os professores expliquem as lições de casa aos alunos, para que consigam fazer sozinhos e não precisem tanto da ajuda dos pais e responsáveis, porém quando precisarem é importante que o responsável ajude a criança sem fornecer a resposta, é importante que a criança reflita sobre o que está fazendo.
  • Caso os responsável não consiga ajudar a criança, o aluno pode recorrer ao professor, isso é importante, porque dessa forma o professor poderá analisar melhor as dificuldades dos alunos e retomar as atividades com metodologias diferentes.
  • Dependendo de como é a turma, a comunidade e os responsáveis, uma alternativa seria passar a lição de casa somente para o final de semana ao invés de todos os dias, dessa forma os pais e responsáveis terão mais oportunidades de tempo em acompanhar a lição de casa com a criança.

A lição de casa é tão importante que existe três modelos de lição de casa, são eles:

1º- Lição de casa sistematizadora: Exercícios e atividades vistos em sala de aula são novamente passados como lição de casa para sistematizar o conhecimento. (É a mais comum).

2º- Lição de casa preparatória: O professor normalmente passa um texto para analise e reflexão sobre o qual ainda será desenvolvida uma atividade em sala de aula. (Normalmente na educação básica visto nas aulas de filosofia e sociologia e na universidade é comum em todas as disciplinas).

3º -Lição de casa de aprofundamento ou expositiva: São os famosos trabalhos e seminários, podemos até trabalhar com projetos. Nesse tipo de lição é onde os conhecimentos dos alunos serão aprofundados por meio de pesquisas e interações.

Espero que essa publicação tenha ajudado de alguma forma a entender como a lição de casa é importante.

Quaisquer dúvidas entre em contato com um de nossos especialistas! =)

A importância da lição de casa
Classificado como: