Escola: Espaço dê…?

Espaço de união;

Espaço de cooperação;

Espaço de aprendizado;

Espaço de convivência;

Espaço de lazer;

Espaço de construção do conhecimento;

Espaço de socialização;

Espaço de reflexão;

Espaço de construção da cidadania;

Espaço de humanização;

Espaço de democratização;

E por aí vai….

A escola possui várias funções integradas ao ensinar e aprender dos alunos, funções extremamente importantes e que devem ser trabalhas com atenção e sensibilidade.

Porém, essas funções, as vezes, acabam deixando uma coisa ou outra de fora e isso não deveria acontecer, com tantas responsabilidades a escola deixou de ser vista como um lugar de crescimento pessoal e de salvação, para um lugar onde não se tem respeito pelos profissionais e pelos colegas, um lugar onde algumas famílias depositam suas responsabilidades na escola, um lugar com tantas atribuições ainda precisam cuidar da educação de crianças e jovens e isso deveria ser revisto pelas famílias, as escolas até tentam, mas é muita consciência social para se trabalhar entre uma disciplina e outra durante apenas 4 horas diárias.

As famílias devem compreender que cada um tem sua função na educação das crianças, a escolas são destinadas a educação formadora e de construção de conhecimento dos alunos, elas também revisam a importância do respeito, mas quem deve ensinar a respeitar e ser educado são as famílias, elas e a escola devem trabalhar juntos no aprendizado e desenvolvimento das crianças.



Como as escolas e as famílias podem trabalhar juntos?

A formação integral do aluno não está somente nas mãos da escola, ou em suas próprias mãos, há um conjunto de mãos que se apertam formando um circulo de desenvolvimento, é importante que os professores se relacionem bem com alunos e responsáveis e que não deixe de existir uma boa comunicação entre todos, isso vale para as famílias também! É importante que elas mantenham uma boa comunicação com a escola, os professores e com a criança, acompanhando seu desenvolvimento escolar e participando dele.
Mantendo um bom relacionamento e comunicação com todos, é uma das melhores forma de se trabalhar o desenvolvimento social e cognitivo dos educandos.


Como deixar claro nas reuniões escolares o papel de cada um ?

Sabemos que as escolas se encaixam em contextos e comunidades diferentes, e nem sempre é fácil conversar com o responsável dos alunos, mas isso não pode impedir que as informações chegue nesse responsável e que ele participe dessa decisão.

Uma solução é usar a reuniões de responsáveis e mestres para falar sobre o assunto, todos vão estar reunidos, mas não comece o assunto falando das responsabilidades dos pais, a maioria deles reconhece e pode gerar um desconforto para alguns, o assunto pode virar outro e nada será resolvido.

Comece a reunião falando dos objetivos da escola com o aprendizado dos alunos, fale sobre todas as obrigações que vocês tem com eles (isso mostrará o quão comprometidos estão com o ensino-aprendizagem), fale depois do quanto é importante e como ajuda o desenvolvimento da criança quando os responsáveis se comunicam mais com a escola, com os filhos e participam da vida escolar deles, fale de como os alunos vem se desenvolvendo e por último aproveite a brecha e fale das obrigações que os pais precisam ter com seus filhos para que não sobrecarregue a escola e os objetivos acabem não sendo concretizado por essa falha na divisão de obrigações da escola e da família, depois de todos exemplos e explicações os pais e responsáveis conseguirão compreender melhor a mensagem que a escola quer passar.

Isso facilitará a comunicação entre as duas partes, lembre-se de se colocar no lugar do outro e saber compreendê-lo, a escola trata com sensibilidade seus alunos e deve ser assim também com seus responsáveis, tudo é questão de saber conversar.

Momento de Reflexão:

Segundo o professor, educador e filósofo Mario Sergio Cortella, em seu livro Educação, Escola e Docência – Novos Tempos, Novas Atitudes, ele diz mais ou menos assim: ” As famílias andam confundindo escolarização com educação. Educar é obrigação da família e com a correria do dia, trabalho, os pais estão passando essa obrigação para os professores que precisam escolarizar 30/40 em uma sala de aula num período curto de permanência na escola” . Deixo claro quê: (Essas são minhas palavras, meu entendimento)!

Em suas conversas nas reuniões lembre os responsáveis pelos alunos que vocês tem essa responsabilidade com 40 aluno e eles somente com os filhos e que precisam que façam suas partes para uma melhor educação e aprendizagem possam acontecer e sempre lembrando que Família e Escola devem andar juntos.

E lembre-se Família Educa e Escola Ensina!


Espero que a publicação tenha ajudado!
Quaisquer dúvidas entre em contato com um de nossos especialista. =)

Escola: Espaço dê…?
Classificado como: