Aprendizagem fora da sala de aula?

Para algumas pessoas pode parecer impossível aprender fora dos muros da escola, mas a verdade é que a escola ela apenas organiza e sistematiza os que vamos aprender e quando aprender, porém nós somos humanos, seres ativos, curiosos e que não esperamos “aprender” só na escola, nós aprendemos sozinhos, aprendemos com ajuda, estamos em um movimento constante de aprendizagem.

Um exemplo disso podemos ver direto com as crianças, a maioria delas chegam nas creches já sabendo algumas letras e números, ao questioná-las elas dizem como aprenderam, essa aprendizagem se dá no dia a dia, na troca de canal da televisão, a criança ela sabe que quer assistir o canal 4 porque lá passa desenho, ela sabe que o número é quatro (4) mas não sabe seu valor posicional, o que representa o número 4, é esse tipo sistematização e aprendizagem que vai começar a ocorrer com essa criança na escola.

Hoje, as crianças desde bem pequenas estão em contato com a internet, já sabem ” ler” youtube e sabe que lá é onde dá para assistir desenhos. Existe vários outros exemplos, mas o ponto onde quero chegar é, como essa criança sabe “ler” Youtube?

-Bom, essa criança ela sabe que as letras juntas Youtube é o nome do lugar que ela acessa para ver os vídeos de desenhos, ela viu e escutou algumas vezes algum adulto falando Youtube e acessando o canal que ela gosta, e essa criança começa a associar o nome com o objeto.

Mas afinal, essa criança aprendeu o quê ?

Ela prendeu que Youtube é onde ela clica no celular ou no computador para assistir vídeo, ela aprendeu que ao apertar o 4 no controle remoto vai para o canal de desenho que ela gosta, isso de fato é aprendizagem!
É uma aprendizagem que acontece de forma natural na sociedade.
Os exemplos que coloquei acima foram mais para o lado infantil, mas e os jovens e os mais velhos, como essa aprendizagem ocorre?

Ocorre da mesma forma com objetivos diferentes, o jovem têm curiosidades, ele não precisa ir para escola para descobrir tudo, principalmente hoje em dia, hoje ele pode pesquisar na internet e levar sua dúvida e sua pesquisa para escola para que possam debater e achar o resultado correto, afinal, sabemos que nem tudo que está na internet é verdade e nesse caso o professor irá ajudar e orientar esse processo para que o jovem tenha um resultado de pesquisa verídico.

Já os mais velhos, é a mesma coisa com objetivos diferentes, mas um exemplo, alguém que fazer um bolo e nunca fez um antes, o que essa pessoa faz?
Segue as instruções de preparo, pode ver um vídeo no youtube, dessa forma ela está aprendendo a fazer um bolo e não está dentro de uma escola.

Fora dos muros da escola acontecem aprendizagens significativas, aprendizagens de “disciplinas escolares” e aprendizagem de vida, uma está ligada a outra, como ao fazer um bolo você precisa saber ler e saber matemática na parte de medidas e grandezas, isso você aprende na escola e em casa você colocou em prática, isso não quer dizer que você não consiga fazer o bolo sem esses conhecimentos, pelo contrário você consegue sim, mas conhecendo e sabendo como dividir e multiplicar a receita, fica bem mais fácil!

Esses exemplos acima, a escola pode facilmente integrá-los aos seu plano de aula com os alunos e mostrando a eles que o conhecimento vai muito além que os muros da escola, dessa forma a instituição de ensino estará sistematizando o conhecimento dos alunos na prática, colocando sentido nas vivencias escolares, construindo conhecimentos.

Sistematizar a aprendizagem dos alunos?

O professor pode sistematizar a aprendizagem dos alunos de maneiras infinitas dentro e fora da escola, é só ser criativo, dinâmico e como professor, ser um bom pesquisador, para levar para a sala de aula metodologias ativas que desenvolvam habilidades e competências nos seus educandos.

Maneiras de sistematizar o aprendizado fora da sala de aula:

Além de colocar em prática na escola o aprendizado, como vimos na receita de bolo acima, os professores podem organizar passeios fora da escola, passeis baratos ou gratuitos, para todas as faixas etárias e conteúdos que estão sendo estudados em sala de aula, como por exemplo:

Planetário: No planetário há apresentações por idade, vamos supor que está trabalhando o sistema solar com os alunos do 3º e 5º ano, são ciclos diferentes, você pode levar os dois nos plantários e eles vão se sentir um astronauta e tudo que viram na sala de aula será revisto de uma forma mais lúdica e depois é possível criar trabalhos, debates e ir sistematizando cada vez mais.

Museu de Zoologia da USP: Com entrada gratuita é possível ver alguns fósseis de algumas espécies de dinossauros, répteis, mamíferos, insetos e ainda se maravilhar com alguns animais empalhados, um lugar para todos, adultos e crianças de todas as idades, principalmente se estiver trabalhando essas informações com os alunos.

Existem vários outros lugares e possibilidades, deixei como exemplo somente esses dois, mas vocês podem deixar mais exemplos nos comentários. =)

Espero que tenham gostados da publicação, que ajude na elaboração dos futuros planos de aulas de vocês e precisando de ajuda, entre em contato conosco!

Aprendizagem fora da sala de aula?