Como trabalhar datas comemorativas com as crianças?

Essa é uma pergunta que poucos fazem, todos que estão envolvidos com alguma instituição de ensino estão mecanizados a trabalhar sempre as mesmas atividades com os alunos, normalmente dando algum desenho para eles pintarem referente a data comemorativa, mas será que é assim que deve ser trabalhada essas datas?

A resposta é não! As datas comemorativas servem para ajudar o professor a desenvolver na sala de aula questões históricas, questões religiosas, questões de respeito, de diversidade e reflexão.

Como isso é possível?

Vamos usar como exemplo o dia do índio, em todas as escolas é sempre a mesma coisa, os alunos pintam penas e montam cocares de papel e no final do dia fazem a dança do índio com a cara pintada, fala-se pouco sobre a caça e a pesca, mas isso também deve ser repensado, pois já se passaram muitos anos, e eu te pergunto: – Os índios já foram assim, como vocês os descrevem para as crianças? Eles realmente são como dizem?

As escolas trabalham algo imaginário com os alunos, algo que no decorrer dos anos ninguém nem liga mais, porque já sabe como é, e cadê a reflexão e o aprendizado?
Tem gente que acha que índio é animal, outros que eles estão em extinção, e sabemos que nada disso é verdade, mas nada foi feito de diferente pelas escolas para que esse pensamento fosse mais amplo.

Sugestões:

Quando trabalhar o dia do índio por exemplo, por que não questionar para as crianças para saber delas, como elas acham que eles são? O que eles fazem? Será que é assim realmente?. E mostrar as diferenças, olha hoje índio também usa roupa, tem conexão com a internet, frequenta as escolas da sua tribo onde aprendem a língua materna e o português, porque tem gente que acha que índio só fala a língua deles até hoje, e na verdade eles são bilíngue, (a maioria das tribos são bilíngue).

Questionar e pesquisar, será que o índio ainda pesca? ele caça? como estão vivendo hoje? Existem índio canibais? onde existe? quais são seus costumes e rituais?

Eu poderia ficar aqui questionando e refletindo o dia todo, mas vou parar por aqui para conseguir continuar. Como viram a uma imensidão de questões que devem ser abordadas nas escolas para incentivar a pesquisa, a reflexão e a curiosidade dos alunos, temas que são trabalhados de diferentes formas em cada ciclo da educação e que de fato enriquecerá o ensino-aprendizagem dos alunos na prática, em grupo e de forma contextualizada com a realidade. Afinal, a escola precisa formar seres ativos, conscientes, pesquisadores, autônomos, críticos e reflexivos, mas como formar tantos adjetivos em vários alunos vivendo de histórias pintadas?

Eu usei aqui o exemplo do dia do índio, mas isso serve para todos as outras datas comemorativas, há tanta riqueza de informações para ser trabalhada com os alunos, criar projetos e nada disso é feito.

Mudanças em como trabalhar datas religiosas e familiares:

Já tem um tempo que as escolas vem modificando a forma como trabalhar as datas comemorativas que tem como base a religião e a família, além de trabalhar o respeito as diferenças, hoje para as escolas laicas invés de trabalhar o conceito de religião dentro da comemoração, é trabalhado a união, o compartilhamento…como por exemplo na páscoa, hoje é mais trabalhado o conceito de união e de compartilhamento e de não consumismo, que afinal, a TV e a Internet incentivam cada vez mais o consumismo nas crianças, a escola vem rever isso mostrando a eles que não é necessário.

Outro ponto são as festas familiares como dia dos pais, das mães, dos avós…Como a família é um conceito amplo e elas se constituem diversificadamente, ou, inclusive crianças que já não possuem mais a presença do pai, da mãe, dos avós, essas datas causam uma tristeza e um desconforto emocional muito grande para essas crianças, e por esse e vários outros motivos essas datas nas escolas levam o nome ” o dia da família” onde festejam com a família da criança aproveitando para trazer a mesma para dentro da escola e participar das atividades e da vida da criança.

Abaixo algumas datas comemorativas que são trabalhadas pelas escolas:

Janeiro:
– Dia do volta as aulas – (Não tem dia específico), no dia que a escola desejam voltar as aulas, os professores preparam lembrancinhas e dinâmicas para receber e conhecer seus alunos e as crianças seus coleguinhas.

Fevereiro:
– Carnaval.

Março:
-Dia da Escola
-Dia internacional da mulher
-Dia da água
-Dia do circo
-Dia da Poesia

Abril:
-Dia do livro
-Páscoa
-Dia do índio
-Dia de Tiradentes
-Dia do descobrimento do Brasil

Maio:
-Dia das mães ou dia da família*
-Dia do trabalho

Junho:
-Festa Junina
-Dia do meio ambiente

Julho:
-Férias

Agosto:
-Dia do Folclore
-Dia dos pais ou dia da família*
-Dia do Estudante

Setembro:
-Dia do trânsito
-Chagada da Primavera
-Dia da independência do Brasil

Outubro:
-Dia das crianças
-Dia das Bruxas

Novembro:
-Dia da Consciência Negra
-Dia da Proclamação da República

Dezembro:
-Festinha de despedida
-Formatura
-Natal

Como trabalhar datas comemorativas com as crianças?