Para quem quer saber o que é um Projeto Político Pedagógico mais detalhado, acesse nossa postagem anterior: –>
https://blog.forleven.com/2016/08/04/o-que-e-projeto-politico-pedagogico-ppp/

Vamos lá!


Como montar um Projeto Político Pedagógico (ppp)?

A primeira coisa que você deve saber é que o projeto político pedagógico é um documento democrático, ou seja, não deve ser criado por uma pessoa específica da escola como o gestor(a) ou o coordenador(a), o ppp deve ser criado em conjunto com toda equipe escolar, envolvendo professores, secretárias, agentes de organização escolar (inspetor), coordenadores, e inclusive a equipe de merenda da escola.

Cada profissional da escola, independente do setor em que atua, têm contatos diferentes com os alunos, e conhecem um pouco de como são e suas famílias, por isso é importante que todos participem da criação e mudanças do ppp. Mas por que todos têm que participar?

A escola não é formada apenas pelos alunos, ela é formada também pelos profissionais, e todos conhecem e se comunicam nem que for um pouco com os alunos e acabam sabendo mais sobre a vida da criança por ela mesmo contar, do que o próprio professor que mal tem tempo de ensinar, que dirá conhecer a vida de cada aluno, é algo que os professores precisam saber, mas é difícil de acompanhar, até porque a maioria dos pais nem comparecem nas reuniões escolares.

Certo, marcamos a data da reunião do PPP para que todos os profissionais da escola compareçam para elaboração ou mudanças no PPP.

Itens para a criação do PPP:

1º – descrever a escola: Na descrição você irá colocar como é toda a estrutura da escola, quantas salas de aula possui, sala dos professores,banheiros, se todas as salas possuem portas, janelas, cortinas, qual a quantidade de cada janela e porta por sala…Após descrever a estrutura bem detalhada, você irá descrever os móveis e utensílios que possui e o que falta de objeto de estrutura na escola.

2º – descrever como são os alunos e a comunidade: Na descrição você colocará como são os alunos da sua escola, se são alunos que moram com os pais ou outros responsáveis e / ou lares substitutos, se os alunos estão nessas três opções, se os alunos são atenciosos, se tem facilidade ou dificuldade em aprender, se a comunidade em que os alunos vivem, os bairros são de classe baixa, média, alta os se estão inseridos nas três opções, porém é muito difícil de acontecer que estejam inseridos nas três opções, também é preciso colocar se os pais dos alunos (a comunidade) participam dos projetos da escola, qual é a cultura local da comunidade em que a escola está inserida. Após é só anotar as idéias para melhorar e fazer com que a comunidade escolar participe mais dos projetos da escola.

3º- Descrever como é a comunicação com os pais e responsáveis: Nessa etapa você vão descrever como é a comunicação com os pais ou responsáveis dos alunos, se é possível conversar com eles pela agenda do aluno, se com esse método tem surtido efeito, se é possível aproveitar a entrada e saída dos alunos para falar com os pais no portão da escola ou marcar um horário para conversar, se os pais ou responsáveis que participam das reuniões na escola são a maioria ou a minoria, após ter tudo esmiuçado, juntos irão tentar criar novas alternativas ou melhorar as existentes para aperfeiçoar essa comunicação com os mesmos, para que participem mais da vida escolar da criança.

Após ter as informações básicas e algumas possíveis soluções para os problemas mais abrangentes, nós vamos elaborar a 2 etapa do PPP:

  • Missão: No PPP, a missão é o primeiro ponto a ser discutido, deve ser descrita com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade, garantindo a participação efetiva da comunidade escolar e contribuindo para a formação do aluno em sua totalidade, para que eles sejam capazes de refletir e transformar o meio em que estão.

  • Clientela: Na clientela você fará um levantamento detalhado sobre a comunidade ao redor da escola, englobando as condições sociais, econômicas, culturais e familiares dos alunos que fazem parte da escola.

  • Dados sobre aprendizagem: No levantamento de dados sobre a aprendizagem, precisa conter informações sobre quantidade total de alunos da escola, quantos foram aprovados, quantos foram reprovados, quantos alunos estão evadidos, alunos com idade superior na classe, e quantidade de matriculas. Feito isso no geral, é preciso fazer um relatório por turma também, para que durante ano o ppp seja reavaliado criando sempre novas metodologias para que os alunos aprendam e compreendam o conteúdo ensinado.

***Nos dados sobre e aprendizagem é importante descrever as metas de ensino de cada curso, metas de ensino para educação infantil, metas de ensino para o ensino fundamental anos iniciais, metas de ensino para o ensino fundamental anos finais, metas de ensino para o ensino médio.
***Avaliações que serão usadas durante o processo de ensino aprendizagem.
***Objetivos que desejam alcançar usando estes recursos.

  • Relação com as famílias: No ppp é muito importante que tenha como é a comunicação com as famílias dos alunos, quais os meios de comunicação usados e se estão surtindo efeito, caso contrário é preciso procurar novos meio de comunicação, e atenção, muitas vezes o meio de comunicação atual não está funcionando pelo jeito como está sendo usado, é preciso saber usar e se comunicar com os pais, uma agenda que só tem reclamações e problemas raramente será aberta, #ficadica.

  • Recursos: Na parte de recursos são colocados todos os recursos que a escola utiliza para funcionar e ajudar na mediação de aprendizagem dos alunos, além de constar os recursos financeiros da escola é preciso descrever os recursos humanos (profissionais da escola), recursos de estrutura física (sala de jogos, quadra, sala de vídeo, laboratório…) e recursos tecnológicos (televisão, computador, DVD, Internet, Data Show…), após detalhar todas essas informações para saber a realidade em que a escola se encontra, irá definir metas de conquistas para melhorar os recursos oferecidos pela instituição dentro do que é possível.
  • Diretrizes pedagógicas: Diretrizes pedagógicas é nada mais do que o currículo da escola, a forma como a instituição de ensino trabalha, quais didáticas e metodologia são usadas, recursos didáticos para o ensino – aprendizagem, metas de aprendizagem…

E por fim…

  • Plano de ação:
    Plano de ação é toda a estratégia que será usada para alcançar os objetivos  propostos pelo ppp. É aconselhável deixar o plano de ação o  último a ser realizado, por ser muito complexo e abraçar todos os problemas que foram analisados e as soluções que a escola criou.

Observação: O Projeto Político da escola (PPP) tem validade de até 2 anos, podendo ser refeito.

Espero que a publicação ajude, e precisando de auxilio entre em contato com um de nossos consultores. =)

Como montar um Projeto Político Pedagógico (PPP)?