Você sabe o que é a evasão escolar?

Evasão escolar é a ação do aluno deixar de frequentar a escola, mais conhecido como abandono escolar. Atualmente é um dos assuntos mais abordados no meio da educação, pois ainda hoje ocorre muita evasão escolar e normalmente e principalmente com alunos da escola pública.

Como ocorre a evasão escolar?

Vários fatores podem ocasionar e influenciar a evasão escolar, um dos principais motivos para a evasão escolar ocorrer é:

-Constrangimento Social: Alunos e professores que descriminam outros alunos, seja pela raça, cor, religião, a pessoa ser quem ela é…infelizmente isso acontece na escola, posso encaixar aqui o Bullying na categoria de *constrangimento social*

-Dificuldades de aprendizagem: Sim. a dificuldade de aprendizagem ocasiona a evasão escolar de inúmeras maneiras diferentes, como por exemplo, o aluno está no 8º ano e não saber ler nem escrever, isso por descaso dos professores desde as séries iniciais até o momento, pode parecer assustador um aluno do 8º ano não saber ler nem escrever, mas isso ocorre com uma certa frequência. Isso porque nenhum professor se importou com as dificuldades de aprendizagem dese aluno.

Falta de empatia: Saber entender o próximo ajuda na relação de ensino aprendizagem, é preciso ter uma boa relação aluno-professor e professor-aluno para que discutam suas dificuldades de aprendizagem, tire dúvidas sem ser envergonhados perante outros alunos, saber que pode pedir ajuda e não será julgado, pois são seres diferentes com ritmos de aprendizagem também diferentes.

-Repetir de ano muitas vezes: Voltando ao descaso dos professores com as dificuldades dos alunos, se esse aluno repetiu muitas vezes por não compreender o conteúdo, será que realmente o aluno tem dificuldade ou é o professor que está usando uma metodologia que não está funcionando com esse educando?
E se for os dois casos, a metodologia do professor não é adequada para aquele aluno e o aluno possui também alguma dificuldade de aprendizagem, fazer repetir de ano vai ajudar em alguma coisa?
Se nada mudar, sabemos que a resposta é não!
Ou seja, fazer o aluno reprovar de ano muitas vezes não vai ajudar, o aluno se sentirá envergonhado por não alcançar seus amigos e desanimado por rever o mesmo conteúdo várias vezes, ocasionando sua evasão escolar.

-Desinteresse em aprender (conteúdo desatualizado): Isso pode ocorrer como dito acima, rever o mesmo conteúdo da mesma maneira não vai ajudar na aprendizagem, isso gera um desanimo em aprender. E não para por aí, o professor precisa saber mediar o objeto de aprendizagem em contato com a construção de conhecimento pelo aluno, se o professor não ter uma boa didática e saber usar metodologias de ensino diferentes que alcancem todos os alunos, ele pode ser o melhor professor em requisito de ter conhecimento, mas se não souber como fazer e as várias formas de como fazer, não vai adiantar em nada.

Um exemplo comum que acontece e vemos são os alunos do EJA não concluindo os estudos, pois o professor pega a mesma metodologia que ele usa na educação infantil e trata os adultos usando as mesmas metodologias, tratando-os como se fossem crianças e usando conteúdos que não tem haver com a sua realidade, o que causa um desconforto e um desinteresse em aprender e muitos abandonam a E.J.A.

Tirinha para reflexão sobre a evasão escolar:

Como prevenir a evasão escolar?

Ao contrário do que pensam e fácil prevenir a evasão escolar, basta os professores serem capacitados e estarem sempre em desenvolvimentos com novas técnicas de ensino aprendizagem para que saibam trabalhar com seus alunos, sejam da rede básica, seja do E.J.A. ou qualquer outro curso.

Algo que vemos muito hoje é falta de preparo do professor em saber mediar de formas distintas entre o objeto de conhecimento e o aluno.

Algo que ajudará também é ter mais empatia pelo aluno, saber das suas dificuldades e trabalhar elas para que eles alcancem habilidades e competências e não se sintam para trás, envergonhados ou oprimidos.

Como diminuir a evasão escolar?

Aposte em cursos de especialização: para os professores, o governo tem vários cursos gratuitos para os professores da rede pública para aperfeiçoar suas técnicas pedagógicas.

Tenha interesse: saber se os alunos estão de fato apreendendo ou se tem algum aluno que está ficando para trás, se for o gestor da escola converse com o professor em busca de melhorias, se for professor analise seu trabalho, descubra onde está errando e tente novas metodologias, estude!

Seja empático: é importante que o aluno sinta confiança em conversar com o professor, para tirar dúvidas e ser mais participativo em sala de aula.

Demonstre cuidado: ao ver que um aluno está faltando muto vá atrás, descubra porque esse aluno não está indo com frequência para a escola, o aluno ele não larga a escola de uma hora para outra, ele começa a faltar tanto e quando percebe não está mais indo para a escola, para ele já não vale mais a pena, mostre que ele é capaz, o incentive, afinal, você é o professor dele!

Aqui são só alguns pontos de onde e como melhorar, mas você pode sempre estar se autoavaliando e melhorando para você e por seus alunos.

Recursos para ajudar a combater a evasão escolar?

– Comunicação: Converse com os alunos, entendam seus medos, suas dificuldades, saiba tirar dúvidas sem envergonhar ou oprimir o educando.

-Empatia: Seja empático, saiba escutar e falar de forma que o aluno sinta confiante em conversar com você.

-Especialização: Quanto mais você estuda, mais você aprende e melhora suas técnicas de ensino aprendizagem, dessa forma promovendo cada vez mais uma educação de qualidade e que gere interesse em aprender pelo educando.

Bom gente, falei um pouquinho sobre a evasão e sobre como melhorar essa questão que é muito recorrente aqui no Brasil, gerando uma educação sem qualidade. Espero que tenha ajudado e deixe seus comentários sobre o assunto, experiências ou novos temas para serem abordados aqui no Blog.

Até o próximo post! =)

Como diminuir a evasão escolar?