O que é esse bendito R.A. do aluno?

R.A. (Registro do Aluno) é o número de identificação do aluno no sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria de Educação do Estado onde o educando reside, o R.A. é composto pelo número principal, o digito verificador e a sigla do  seu Estado, exemplo: São Paulo usa-se SP.

Como faço para saber meu R.A.?

Como o R.A. é um documento individual de cada aluno, e como documento não é algo que é divulgado para qualquer um ter acesso, você só consegue saber seu R.A. perguntando na secretaria, coordenação ou direção da escola onde estuda ou estudou ou na diretoria de ensino mais próxima da mesma escola, somente os funcionários desses setores saberão te informar sobre o número do seu R.A.

Eu consigo fazer o meu R.A. em algum site?

Não. Como dito no primeiro parágrafo, o R.A. é o número de identificação do aluno gerado pela Secretaria de Educação do Estado onde o aluno reside.
Pra saber seu número de R.A. a única forma é perguntando na secretaria, coordenação ou direção da escola onde estuda ou estudou ou na diretoria de ensino mais próxima da mesma escola.

Pra quê serve o R.A. e onde posso usar?

O R.A. do aluno serve para complementar a carteirinha do estudante com mais um documento além do R.G., porém não é obrigatório constar o R.A. do aluno na carteirinha.

O único lugar que você consegue usar o R.A. é num espaço reservado para os alunos no site da Secretaria de Educação do Estado onde você estudou ou estuda, por ele você consegue ver seu boletim online, porém o boletim só aparecerá online caso os professores tenham digitado as notas no site em questão.

Caso ainda tenha dúvidas sobre R.A e RM acesse nossa postagem anterior:
https://blog.forleven.com/2019/01/24/diferenca-entre-ra-e-rm-rgm/

Espero ter ajudado e quaisquer dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores pedagógicos pelo chat no blog! =)

Como descobrir seu R.A. escolar?
Classificado como: