Vivemos em numa época onde tudo está conectado, as pessoas se conectam para trocar mensagens, enviar e receber informações e a escola não poderia ficar fora dessa, ainda mais a instituição de ensino, responsável por ajudar a moldar um cidadão crítico, reflexivo, autônomo e que está sempre em busca de conhecimento.

Sabendo disso, os alunos estão sempre procurando formas flexíveis de ter acesso as suas atividades e notas escolares promovendo um acompanhamento dos seus estudos.
Em prol desse acompanhamento pelos alunos e seus responsáveis para promover uma comunicação melhor entre a escola e família foram criadas formas para ter acesso ao boletim online.

Porém existem algumas especificidades entre a escola pública e a escola privada:

Para as escolas privadas conhecidas como escolas particulares: Esse modelo de escola normalmente usa um sistema ou uma plataforma online onde é feita uma integração com o nome “área do aluno” onde os alunos e responsáveis acessam pelo site da escola, blog, Facebook ou Instagram da instituição de ensino as informações do educando.
Por ser uma escola privada ela oferece muito mais que somente a visualização do boletim, os alunos e responsáveis também tem acesso ao calendário escolar, lição de casa online, conteúdos de estudos, cronogramas de aulas, envio de mensagens, notificações entre outras funcionalidades.

Já as escolas públicas: Por ser uma instituição de ensino pública não investe em uma plataforma online privada para ter esses e outros recursos, porém o governo deixa disponível um acesso que não é divulgado e muitos nem sabem que existe, esse acesso que fica disponível pelo site do governo do Estado permite que os alunos vejam suas notas online.

Mas calma, como tudo que é do governo, nada é perfeito, nele é possível somente ver as notas dos alunos de escolas estaduais, diferente da escola particular que você consegue ter acesso as informações da crianças desde a educação infantil, isso porque a escolas estaduais funcionam somente a partir do 6º ano até o ensino médio.

***Alunos da E.J.A. do ensino fundamental II e ensino médio também tem acesso as notas online.

Também só é possível ver as notas se os professores digitarem elas nesse site do governo, caso os professores não digitem as notas lá, nenhuma informação de notas constará nessa página e não há nenhuma lei que obrigue a escola e os professores usarem esse sistema do governo, ou seja, nem todas as escolas usam.

Se a sua escola ainda não usa uma plataforma online, peça para entrar em contato conosco! =)

Como ver meu boletim online?

Escolas particulares: Se você estuda numa instituição de ensino privada, verifique se a escola usa uma plataforma online e com seu usuário e senha entregue pela sua instituição de ensino acesse a área do aluno, normalmente ela fica no site da escola.

Escolas públicas: Você precisa procurar o site do governo do Estado onde você estuda.
Caso você estude ou estudou no Estado de São Paulo o site que você vai acessar será: https://sed.educacao.sp.gov.br/boletim/boletimescolar

Como saber o site que devo acessar?

Para saber o site que você precisa acessar para ver seu boletim online, você deve pesquisar na internet da seguinte forma na barra de endereço: acessar boletim online + nome do seu Estado.
Exemplo: acessar boletim online Rio de Janeiro


E ele trará o site que você precisa acessar:http://alunoonline.educacao.rj.gov.br/AlunoOnline

Depois é só preencher com as informações que ele pede, normalmente são:
-Ano letivo;
-R.A ou R.M (registro de matrícula);
-Data de nascimento;
-Escola (para selecionar o nome da escola)
-Turma.

Exemplo:

Como exemplo, vamos mostrar como aparece o boletim do aluno de uma escola pública do Estado de São Paulo:

Espero que a publicação tenha ajudado e para mais informações fale com um de nossos consultores pedagógicos pelo chat =).

Como ver meu boletim online?