Próximo a entrada do Mês de junho já começamos a pensar nas festas juninas das escolas e as mesmas em sua preparação para receber os alunos e seus familiares.
Mas a festa junina é só uma festa? Serve para quê? Qual o seu fazer pedagógico?

O certo para tudo que a escola for trabalhar com seus alunos é contextualizar o assunto, têm que fazer sentido para os educandos aprenderem sobre o que estão fazendo, tudo é envolvido de aprendizagem e os professores precisam ter isso em mente para que não se perca a verdadeira questão que é o aprendizado.


Festa junina e sua prática pedagógica:

A festa junina não é só uma festa, é uma comemoração, um ritual, principalmente no nordeste as festas juninas servem para homenagear os santos: São João, São Pedro e Santo Antônio, como também é um lugar de muita seca, agradecem pelas raras chuvas que caem na região.

Muitos não sabem dessa comemoração da festa junina e até associam a rituais macabros, tudo como sempre, falta de estudo, há muito para pesquisar, e então envolvemos o fazer pedagógico nessas horas, antes de iniciar os preparativos os professores irão pesquisar junto com seus alunos a origem da festa, como é em outros países, e pode até montar um projeto de apresentação trazendo:
-O surgimento da festa junina ou festa de São João;
-As comidas típicas da época e porquê essas são as comidas típicas;
-Vestiário da dança de quadrilha e dança country;
-Cabelo e Maquiagem – As caracterizações femininas e masculinos;
-Estilos de Música;
-Cenário e Decoração;

Envolvimento dos alunos:

Já que os alunos estão aprendendo sobre a festividade em questão, porque não deixá-los participarem das produções de cenário e decoração?
Seria o ideal deixar os alunos colocarem prática um pouquinho do que pesquisaram. Muitas escolas colocam isso como tarefa da coordenação e secretaria, sendo que quem deveria participar dessa organização seria os alunos e os mesmos não fazem parte disso.


Contextualização:

A contextualização não se dá somente pelo fato da festa junina em si, afinal nela de um certo jeito também retratamos o homem da roça e devemos aproveitar a oportunidade e pesquisar com os alunos sobre a roça de épocas passadas e a roça atual, sempre envolvendo estudos e dessa vez muita geografia.
Não esquecendo dê sempre questionar os alunos colocando a maiêutica em prática, como por exemplo: o homem da roça é o mesmo de hoje, quais foram as mudanças nas vestimentas, hábitos, trabalhos? E a roça é igual a tempos atrás? O trabalho na roça ainda é manual ou feito por máquinas?

Envolvimento da família:

É importante que a Família faça parte da escola, converse com os pais nas reuniões bimestrais sobre os trabalhos a serem desenvolvidos com os alunos, os projetos, explique como pensam em fazer acontecer essas festividades para que todos participem, não só os alunos na elaboração do projeto, mas para que os pais participem dessas atividades no dia, vejam e reconheçam os trabalhos de seus filhos e o trabalho da escola, afinal não podemos esquecer que escola e família precisam trabalhar juntos para um bom desenvolvimento do educando.

Diversão:

Não podemos esquecer da diversão, os alunos estão pesquisando, estão apresentando, construindo seus trabalhos, cenários, danças, mas lembre-se que a época é um festejo e trabalhar em volta de muita diversão deixará de ser apenas um trabalho para ser algo mais gratificante.

Espero que tenham gostado e para você professor, gestor ou estudante de pedagogia, espero que tenha ajudado a achar um caminho sobre como trabalhar a festa junina de uma forma mais pedagógica que não envolva apenas a dança de quadrilha. =)

Festa junina e sua prática pedagógica