Tecnologia a na sala de aula?

O tema tecnologia em sala de aula, ao contrário do que muitos pensam é um tema que vem sendo discutido há uns anos, não é algo tão recente, o que faz passar a mensagem de “tecnologia na escola é algo novo” é que as escolas somente agora resolveram dar ouvidos aos autores que sempre bateram nessa tecla mas, isso já passou, a tecnologia na escola hoje não é só inovadora mas, necessário para acompanhar a realidade dos alunos.
Apesar de já ser um tema discutido por muito tempo, para algumas escolas, para alguns profissionais mais enrijecidos pela comodidade já instalada, é algo que somente agora eles estão começando abrir as portas aos poucos para conhecer e trabalhar junto dessa tecnologia.
Depois de tanto tempo, somente agora quando o tema se faz mais forte, que vemos mais instituições de ensino e educadores buscando saber e implementar tecnologia em sala de aula.

Quais são as formas de tecnologia em sala de aula?

Tecnologia em sala de aula não está ligada apenas a computadores e internet, muitos pensam isso, mas não! A tecnologia em sala de aula é tudo que envolve mídias sendo usada para ajudar no desenvolvimento de ensino-aprendizagem dos alunos.
O data show é tecnologia, A TV com vídeo é tecnologia, DVD é tecnologia e aí por diante, lousa digital, tablets em sala de aula, computadores e internet, entre outros.

Como implantar tecnologias na sala de aula?

Para implantar essas tecnologias primeiro é preciso pensar em um plano de aula que as envolvam e que chame a atenção dos alunos para que eles se interessem pelo assunto e pela aprendizagem.
Ex: Vamos supor que o professor está explicando algo sobre as planícies, terremotos, placas tectônicas e temos somente algumas imagens no livro, opa!
Vamos usar o celular, vamos pesquisar imagens, depoimentos, vídeos desses acontecimentos, desastres naturais, e porque não aprofundar o assunto, vamos pesquisar como se proteger em casos assim, primeiros socorros…

Afinal, se estamos educando um aluno, um cidadão para vida, uma pessoa autônoma, alguém que desejamos que cresça e alcance seus objetivos, esse aluno pode no futuro estar em uma viagem e ao se deparar com tal tragédia saberá como agir para sobreviver e para ajudar o próximo.

***Esse pequeno ato de pegar um celular em sala de aula (porque hoje todos ou a maioria tem celular e internet), e pesquisar, debater e inserir o aluno nesse contexto biológico cheio de possibilidades, esse pequeno ato já mudou uma aula de copiar e responder questões para algo maior, além de responder as questões eles estão pesquisando (não estão copiando e colando), você despertou o interesse pelo assunto, agora é só saber trabalhar de forma objetiva.

Mas, e se a maioria dos alunos não tem celular e acesso a internet, bom você professor pelo menos tem esse acesso, faça downloads dos vídeos, das imagens, dos depoimentos, pelo data show apresente para seus alunos, essa é também uma forma de inserir tecnologia em sala de aula, dentre muitas outras.

Esse foi um exemplo simples de como implantar tecnologia em sala de aula, só depende de você professor, por a mão na massa!

Novidades tecnológicas já disponíveis para inovar no ensino-aprendizagem ?

Esse é um subtítulo muito abrangente, pois existem muitas novidades tecnológicas no meio educacional como aplicativos de celular para ensinar e auxiliar em diversos temas e matérias, vimos isso numa postagem anterior mas, deixarei o link aqui —> Aplicativos Educacionais

Plataformas com atividades online que analisa e reconhece as dificuldades dos alunos ajudando os professores a trabalhar de forma ampla e continua habilidades e competências que os alunos precisam avançar , veja mais nesse link –> Aprendizagem Online

Lousa digital interativa com aluno diante o ensino-aprendizagem, veja mais sobre a lousa digital nesse link –>Lousa Digital

Acima citei apenas três exemplos, pois existe uma infinidade de novidades tecnológicas para usar com os alunos.

Lado positivo do uso das tecnologias:

Os alunos ficam mais envolvidos nas atividades, os alunos digitam, escrevem, leem mais, ajuda a contextualizar o assunto dentro de pesquisas, auxilia no trabalho de ajudar o aluno buscar sua autonomia…posso ficar aqui dizendo os milhares de objetivos que são alcançados com o uso da tecnologia.

Lado negativo do uso das tecnologias:

O professor precisa saber trabalhar usando as tecnologias em sala de aula, caso contrário o que serviria para ajudar no aprendizado pode prejudicar, vamos prestar atenção na hora de trabalhar essas ferramentas, é preciso ter uma metodologia efetiva.

E, assim como diz nosso querido filósofo, teólogo e educador Mario Sérgio Cortella ”
Não há tecnologia que modernize uma mentalidade, mas uma mentalidade moderna não recusa uma nova tecnologia quando ela é necessária. ” –

Fonte sobre a fala de Cortella –> http://mariosergiocortella.blogspot.com / 2012

O uso da tecnologia na sala de aula
Classificado como: