Vocês certamente já ouviram as palavras “aprender” e “apreender“, mas vocês realmente sabem seus significados?

Vou explicar!

Aprender:

A palavra aprender está ligada mais diretamente ao ato de gravar algo e por em prática, ou seguir instruções para conseguir executar uma função, alguns exemplos sobre aprender:

Você pode decorar o alfabeto e depois escrevê-lo novamente, nesse caso você escutará que “aprendeu o alfabeto” quando na verdade você decorou o mesmo, nada ainda faz sentido, aquelas letras e ordens, mas você sabe cada uma delas.

Você pode ver um vídeo sobre como fazer um bolo e ir seguindo a receita, você dirá que “aprendeu” a fazer o bolo, quando sem seguir uma receita não conseguirá fazer.

Esses são exemplos de coisas que aprendemos a fazer, aprendemos a decorar, aprendemos a seguir instruções, isso é aprender.

Apreender:

Já a palavra apreender está ligada ao fato de compreender, de capturar a essência do conteúdo, de fato assimilar o que está em fase de aprendizado, um exemplo pra deixar isso mais claro usando os mesmos exemplos acima:

– Se você compreendeu o alfabeto, compreendeu as letras e seus objetivos, você não precisou decorar.

Se você viu um vídeo de como fazer bolo e só precisou ver uma vez, depois não precisou mais porque já compreendeu como se faz a massa do bolo, você não precisa sempre seguir instruções, você pode fazer do seu jeito, pois compreendeu que a massa do bolo leva sempre os mesmos ingredientes e você pode mudar os sabores, recheios e modo de preparo de acordo com o que vai fazer.

Na educação não é diferente. Muitos profissionais da área educacional se prendem ao fazer o aluno aprender ao invés de apreender os conteúdos e atividades que são levados até eles em sala de aula, precisamos nos atentar mais sobre isso, pois inovar com metodologias e permanecer com a mesma didática não vai ter muito efeito na mudança educacional que almejamos.


Espero que tenham gostado e que tenha ajudado a trazer novos pensamentos sobre como trabalhar em sala de aula e fora dela também. =)



Diferença entre aprender e apreender.
Classificado como: