Esse ano vamos incentivar várias ideias de atividades de acordo com os feriados, pois como vimos na postagem sobre o carnaval, por trás de cada feriado se encontra momentos históricos que não são estudados pelos professores tampouco é ensinado aos alunos.

Vamos começar explicando resumidamente sobre a origem da páscoa, vamos falar o motivo de não ter uma data fixa comemorativa e ideias para atividades de acordo com o conteúdo.

A origem da Páscoa:

Hoje vamos falar só sobre o judaísmo e o Cristianismo, mas a páscoa possui um significado diferente para cada povo de acordo com suas crenças, cultura e religião. Na matéria de história é possível abordar todas essas questões para pesquisa e aprofundamento.

A Páscoa é uma das festas mais antigas que se encontra no calendário cristão, teve suas origens baseadas no judaísmo e elementos pagãos até ser apropriado pelos povos do cristianismo.

Para o cristianismo a Páscoa marca a ressurreição de Cristo.
Para o judaísmo a Páscoa é a celebração da libertação da escravidão no Egito (história de um relato bíblico).

Por que a data da Páscoa muda todo ano?

Tanto no calendário cristão quanto no judaico esta data muda todo ano e são comemoradas em momentos distintos.

No calendário cristão a Páscoa é calculada para acontecer no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio da primavera no hemisfério norte, ou seja, só é válida para cálculo do equinócio de primavera do hemisfério norte, não para o hemisfério sul.

Tendo isso em vista, podemos perceber que a Páscoa depende pelo menos de dois fatores astronômicos para acontecer:
1- O equinócio de primavera do hemisfério norte;
2 – A primeira lua cheia após o equinócio de primavera;

Esse cálculo acontece devido a mistura para encontrar uma data para a Páscoa resultando da combinação de calendários diferentes e práticas culturais.

Curiosidades:

Os Egípcios se baseavam pelo calendário solar

Atividades:

As atividades propostas abaixo podem ser trabalhadas por todas as disciplinas, mas destaco aqui matemática e geografia.

1 – Como visto acima, a Páscoa precisa de dois determinantes para que sua data comemorativa seja escolhida, um desses determinantes é o calendário lunar, então, porque não trabalhar e estudar como funciona um calendário lunar e após confeccionar um?

* Calendário Lunar: é um calendário cuja data é indicada de acordo com os meses lunares e estes pelas fases da lua…

2 – O segundo determinante é o acontecimento do equinócio de primavera no hemisfério norte. Porque não estudar as mudanças e climas que marcam o equinócio de primavera tanto do hemisfério norte quanto do hemisfério sul? Assim como pode ser estudado o solstício de verão que marca também a mudança das estações do ano…


*** Solstícios: No solstício de verão, os dias são mais longos e as noites são mais curtas. Já no solstício de inverno, as noites são mais longas e os dias são mais curtos. Também marcam outras funções de tempo, ambiente e temperatura.

*** Equinócios: O equinócio ocorre em dois períodos do ano, o primeiro é em março marcando o início da primavera no hemisfério norte e início do outono no hemisfério sul.
Já em setembro eles trocam de lugar, o equinócio marca o início do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.



Espero que tenham gostado e que ajude a trabalhar a criatividade e curiosidades dos alunos



Por que a data da Páscoa muda todo ano?
Classificado como: