Um grande questionamento que ainda permanece nesta quarentena é sobre como manter a comunicação entre escola e família.

Temos dois lados angustiados que fazem a mesma pergunta: “Como manter a comunicação escola-famila”, instituições de ensino preocupados em manter a comunicação e ensino à distancia com as famílias preocupadas sobre como vai funcionar a comunicação com a instituição de ensino e o ead.

As instituições de ensino estão se empanhando de todas as formas para manter um bom ensino-aprendizagem mesmo que com a longitude do contato presencial.

Muitas aderiram aos novos meios de ensino, professores se dedicado a aprender um novo jeito de ensinar e alunos se empenhando em fazer o seu melhor mesmo que de casa e longe da rotina escolar.

Mas vimos que todos esse emprenho ainda não é o bastante, é necessário ter um controle e uma continuidade não somente no ensino-aprendizagem mas também na comunicação com os responsáveis dos alunos.

Sabemos que todos os dias têm vídeo aulas, atividades e em algum momento existe uma aula ao vivo, mas e a conversa com os pais que aconteciam na entrada e saída dos alunos? E aquela agenda falando sobre o dia do aluno? não existe mais… e quais os outros meios opcionais que isso pode acontecer?

Meios para uma interação mais efetiva com os pais

Provavelmente a escola usa uma ferramenta para aulas ao vivo como: hangouts, meet, zoom, microsoft teams entre outros…porque não usar essa mesma ferramenta para se comunicar diretamente com os irresponsáveis dos alunos?

Como manter a comunicação através das plataformas de aula ao vivo?

Tudo vai começar a depender de uma boa organização! Dependendo de como está sendo as aulas escolares e a dependência dessa comunicação. Abaixo vai algumas dicas:

1 Após a aula do dia, separe menos menos 10 ou 15 minutos para falar em grupo com os pais, como foi a aula e interação das crianças, e sobre o planejamento da próxima aula, para que fiquem cientes.

2 Toda sexta-feira, a coordenação escolar poderia ter um horário de reunião com os pais, reunião por turmas para trazer explicações sobre como está sendo o novo planejamento de aulas, sobre o que desejam melhorar, o que já está sendo feito.

3Separe alguém da gestão escolar como: secretária, coordenação ou a própria direção para agendamentos de horários em pelo menos 2 dias da semana para um apoio pedagógico.

Seguindo essas três sequências você estará oferecendo a melhor continuação de comunicação e interação escola-família. Caso aderir as três opções não se compacte ao seu modelo de gestão escolar, aderindo apenas a uma das opções com certeza já fara toda a diferença na manutenção dessa parceria família – escola.

Como manter a comunicação escola – família durante a quarentena?