Hoje vou escrever como ex aluna e sobre as experiências que vivi na escola e como pedagoga e o mundo que descobri que existe dentro de cada feriado, e como esses feriados são mal trabalhados pelas escolas.

Hoje irei falar sobre o carnaval e espero no decorrer do ano, poder falar e auxiliar mais no “como trabalhar os feriados” nas escolas.

Na minha época de colégio todo carnaval pintávamos ou criávamos máscaras carnavalescas, o que é muito bom para trabalhar imaginação e criatividade nas aulas de arte, porém o carnaval não é só máscaras e samba, ele teve um origem histórica e essa origem não é trabalhada em sala de aula, o que é uma pena, pois é muito interessante.

Vou falar um pouco sobre a origem do carnaval no Brasil e como poder trabalhar esse feriado em sala de aula.

O carnaval é uma comemoração mundial, todo pais tem seu carnaval, uns permanecem o mesmo nome outros países fizeram adaptações, mas o bacana é que é uma comemoração mundial e ninguém nunca falou isso.

O carnaval não tem origem brasileira, pois só se iniciou essa comemoração no Brasil no período pré colonial, e tudo começou com uma brincadeira de origem portuguesa praticada pelos escravos.

Outro fato interessante, é que o carnaval brasileiro com o decorrer das épocas foi se moldando ao carnaval francês, isso mesmo! Os brasileiros foram copiando o modelo de festival carnavalesco da França, hoje os carnavais na França são comemorados em várias cidades, porém o Brasil conquistou sua fama com seu Carnaval e que aos poucos foram criando características brasileiras que deixou nosso carnaval conhecido mundialmente como “Brasil: País do carnaval”.

Agora que já sabemos um pouco, convido a todos da área da educação a estudarem mais sobre o carnaval, pois é uma comemoração muito antiga, qual da para explorar muito os temas históricos, religiões, mudanças, e adaptações de cada país, é um tema que se expande e você pode trabalhar de diferentes maneiras em cada período letivo de cada turma.

Resultado de imagem para origem do carnaval



Como trabalhar o carnaval na escola?

1- Pesquisar a Origem:
Você pode começar explicando a origem do carnaval e dependendo da idade dos alunos, pedir para fazerem uma pesquisa, essa pesquisa pode ser feita por origem em cada país, músicas, vestimentas e comemoração e fatos curiosos.

Ps. Outro fato curioso é que o carnaval tem uma ligação com a quaresma, e como segue um calendário lunar judaico as datas mudam, e por isso que em cada ano temos o carnaval numa data diferente –(isso é outro assunto, também muito interessante a ser estudado).

2 – Atividade sobre Calendário: Já que citamos o calendário lunar, porque não estudar como ele funciona e até mesmo criar um?!

3 – Apresentações: Feitas pesquisas e atividades vamos para a hora das apresentações de pesquisas e atividades sobre o calendário e uma momento de reflexão e pesquisas e mais perguntas.

4 – Atividades de criação: Bom, já fizeram sua parte sobre o carnaval com atividades direcionadas, mas a imaginação ainda deve fluir, porque não deixar criarem máscaras para a Mostra Cultural do último dia e organização da Mostra?

5 – Mostra Cultural: 4 dias intensos de atividades e pesquisas não podem ficar presos em uma sala de aula, agora é hora de fazer uma Mostra Cultural para todos da escola tenham mais um pouco de conhecimento sobre esse assunto super interessante e que é pouco abordado e é claro, se divertir.


Bom, acima criei um cronograma de atividade para cada dia, ele é só um exemplo de infinitas possibilidades, espero que tenham ajudado e lembre-se, é um cronograma adaptativo para cada idade. =)



Como trabalhar o tema: Carnaval na escola?
Classificado como: