A curiosidade melhora a aprendizagem?

Essa é uma pergunta para refletir! Lembre do que lhe deixou curioso em aprender algo, você ainda lembra? Minha resposta é sim, e a sua?

Quando estamos curiosos em aprender algo isso desperta em nós a vontade do aprender, nos motiva em saber mais sobre tal assunto, nos motiva conhecer o que ainda não sabemos, nós adultos somos desse jeito e com as crianças essa curiosidade é ainda mais aguçada e, deve ser trabalhada essa curiosidade em sala de aula para despertar a vontade de aprender.

Estou falando de ” aprender” não de “memorizar”, quando você aprende você lembra para o resto da vida, quando você memoriza você lembra até certo período da vida e depois esquece.

Quando os alunos tem curiosidade eles perguntam sobre tudo, tiram suas dúvidas, participam da aula e interage com o professor e com os colegas de sala. Despertar no aluno o desejo de aprender é que os motiva.

Como eu disse no início, quando aprendemos sobre algo do qual temos curiosidade nossa aprendizagem se torna mais fácil, isso porque não foi preciso memorizar, aprendemos quando algo chama nossa atenção porque classificamos como ” interessante”, quando o professor desperta a curiosidade dos alunos estes irão aprender com mais facilidade, ir para escola deixa de ser massante, sentar na cadeira e copiar o texto  e ficar memorizando o que foi passado em sala de aula.

A curiosidade ela ativa o cérebro para receber aquela informação que tanto espera o que torna o aprendizado mais gratificante, podemos ver exemplos no nosso dia a dia, crianças que gostam de dinossauros costumam ler sobre eles e sabem de tudo um pouco, o aprendizado dele não foi por base em memorização, ele se interessou pelo assunto o que gerou curiosidade e saber mais sobre ele.

Já dizia PAULO FREIRE em seu livro – Pedagogia da Autonomia  nas palavras do meu entendimento: “Educando e Educadores precisam de estimulos para despertar a curiosiade para chegar ao conhecimento”.

A curiosidade vem de um ciclo para promover a aprendizagem. É  um clico motivacional para qualquer pessoa, desde sua infância até quando mais velho em seus empregos, em suas vidas!

Curiosidade, aprendizagem e experiência, afinal a curiosidade ajuda na aprendizagem, mas ter uma experiência, viver na prática aquilo que se aprendeu também nos ajuda a saber lidar com as coisas da vida, é um movimento continuo de crescimento para a vida toda!

 

Usar métodos de ensino dinâmicos e atuais com os alunos gera curiosidade e atenção dos mesmo para poder por em prática seus conhecimentos, e aprender sobre aquilo que ainda não sabem, ou, não conhecem. Um método hoje até muito conhecido é usar a tecnologia a favor da educação dos alunos, todos amam a tecnologia e não sabem viver sem ela, então porque não motivar os alunos a usar essas ferramentas para aprender?

Hoje temos plataformas dinâmicas para ajudar o professor nessa tarefa, o que também os motiva e os tira daquela famosa tela de Word e folha sulfite e coloca os alunos em uma sequência dinâmica de atividades que o professor pode programar =)

Para conhecer mais entre em contato com a nossa equipe  

 

 

A curiosidade melhora a aprendizagem?
Classificado como: