As instituições de ensino carregam uma responsabilidade muito grande, não só o de cuidar e educar os alunos, mas o de atingir metas. Para que uma escola consiga atingir bons resultados de acordo com as metas a serem atingidas e preciso uma gestão, mas essa gestão deve ser descentralizada e democrática, todos devem participar para atingir um objetivo em comum, e para que isso aconteça e necessário ter alguém com uma visão ampla e que esteja a frente ajudando outros funcionários e os direcionando dentro da rota que foi traçada.

Dentro desse direcionamento temos o “trio gestor ou equipe de gestão” e formado pelo gestor, coordenador e supervisor de ensino, apesar do nome ser ” trio gestor” nele pode haver outras funções e mais de três  pessoas com campos específicos, ou seja, o ” trio gestor” pode ser formado pelo diretor, vice diretor, coordenador pedagógico, supervisor de ensino, isso varia de acordo com cada instituição.

Essa equipe de gestão é muito importante dentro de uma instituição, não só para direcionarem e ajudarem os funcionários, mas também para se ajudarem! Hoje o diretor não é mais o centro da escola, ele precisa de ajuda para manter a escola de pé e alcançando objetivos, e e necessário que esse trio gestor ande sempre junto, um apoie o outro, e importante ter um companheirismo pois, a escola precisa da ajuda de todos para caminhar, quando essa equipe de gestão toma caminhos diferentes a escola não anda porque ninguém sabe ao certo para que lado deve ir, e isso é prejudicial tanto no convívio dessa equipe escolar quanto para a aprendizagem dos alunos.

 

Heloísa Lück, doutora em Educação, diretora educacional do Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado, em Curitiba, palestrante, conferencista e consultora em Educação fala muito sobre as relações de uma equipe de gestão, segue link de um vídeo curto onde ela explica a importância da atuação da equipe de gestão na instituição de ensino.

 

 

A importância da equipe de gestão