Cyber Bullying:

Cyber é o diminutivo da palavra cybernetic, que em português significa alguma coisa ou algum local que possui uma grande concentração de tecnologia avançada

Bullying  / INTIMIDAÇÃO: Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas.

O que é o Cyber Bullying?

O Cyber Bullying é uma prática que envolve os meios de comunicação tecnológicos para iniciar e incentivar comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticado por uma ou mais pessoas de um mesmo grupo com a intenção de prejudicar e humilhar o outro.

 

Bullying x Cyber Bullying:

Diferente do Bullying o Cyber Bullying é ainda pior! O Bullying é praticado na hora pela pessoa  e você conhece seu atacante, até pode ter como se defender dele ou pedir ajudar para tal pessoa para com esse ato de agressão, já o Cyber Bullying por acontecer através da internet ele se alastra muito rapidamente e sem saber como e quem começou fica difícil saber de quem se defender, isso acontece porque o espaço virtual é ilimitado.

Dessa forma o Cyber Bullying toma maior proporção deixando sua vítima muito mais acuada pois, até pessoas que conhecem a vítima entram no Cyber Bullying tomando maior proporção.

 

Como perceber que isso está ocorrendo na escola? 

A escola é o lugar com maior concentração de Bullying, e é nela que na maior parte das vezes começam as agressões, no início começam com apelidos, brincadeiras que não tem graça para a vítima e aos poucos vai se tornando cada vez pior e maior, começa com uma pessoa, outra ajuda na humilhação e críticas e quando se percebe um grupo se formou para tratar uma pessoa como lixo.

As escolas podem perceber isso sim!  Todos os alunos comentam e comentam sem o mínimo de preocupação de quem vai ouvir, falam mal de outro aluno, criticam…alguns podem dizer ” isso é normal”, mas não é tão ” normal” quando se percebe que a tal ” brincadeirinha” vem se repetindo  sem parar e tomando maior concentração.

 

Como proceder?

Sabe  aquele boato que você escutou sobre tal aluno, procure saber, ir atrás, acabar com esse boato no início para que não seja viral na escola e nas redes sociais.

Para saber mais acesse sua rede social e procure a do aluno da qual escutou o boato, verifique os que estão enviando para ele, quem está enviando, para poder sanar isso não só na escola, mas na vida dele. Chame os responsáveis de ambos para conversar, se tiver provas na internet tire print para ter provas e conseguir uma conversa mais amigável, afinal…sem provas não há crime (pelo menos é o que provavelmente vão dizer).

E não esqueça de ficar sempre atento! lidar com crianças e adolescentes não é fácil, é preciso muito cuidado, atenção e o mais importante: gostar do que faz! Estar perto da criançada e saber lidar com elas.

 

Caso queria conhecer mais sobre como tudo acontece na escola, o Bullying e o Cyber Bullying recomendo  assistir  13 Reasons Why, é uma série americana de televisão  baseada no livro Thirteen Reasons Why (2007), de Jay Asher, e adaptado por Brian Yorkey para a Netflix.

 

Espero que tenha ajudado a entender e como proceder com o Cyber Bullying.

=)

Cyber Bullying
Classificado como: