O Ato de contar histórias:

O ato de contar histórias é muito antigo, as histórias ” contos” era passado de pais para filhos e assim sucessivamente. De acordo com o Wikipédia O nome “conto de fada” foi concebido pela primeira vez por Marie Catherine D’aulnoy no final do século XVII, mas isso não quer dizer que os contos não existiam antes disso, apenas o nome para tal ato foi realizado somente no século XVII.

 

Os contos  que são lidos para as crianças são uma fonte de viagem e experiências, é um momento que trabalhar a lúdico ajudará as crianças em seus processos de amadurecimento, nos contos as crianças percebem quem são os personagem bons e maus, personagens mais velhos ou mais novos, além da trama que é desenrolada, muitos histórias para crianças ajudam a resolver problemas de uma forma lúdica mas que a criança acaba usando em seu dia para resolver seus conflitos internos, afinal eles estão conhecendo o mundo e descobrindo tudo aos pouquinhos e isso gera insegurança, medo, dúvidas…

A contação de histórias não é algo para chegar e ler um livro, a leitura exige sequência de preparação para aquela história.

Primeiro você como narrador de história para as crianças precisa saber como é a história, ler com antecedência e analisar para saber se as crianças vão gostar da leitura e se é apropriada para tal idade.

Durante a leitura prévia você deve identificar os personagens e saber como serão suas vozes, é muito importante que a história tenha sons que desperte ainda mais a imaginação da criançada.

Antes de começar a contar a história é legal estimular o interesse da criança pelo conto através de perguntas as deixando curiosas para saber como será a história e seu final.

Brincadeiras para estimular o prazer em ler.

Desenhando histórias  em quadrinhos:

Com uma folha sulfite ou cartolina dobre  formando divisores em forma de pequenos quadradinhos,  e peça para os alunos desenharem uma história em sequência início,meio e fim, para aqueles que sabem escrever podem descrever o que acontece em acada quadradinho.

Incentivando a crianção de histórias:

Após a contação de uma história em que o final podia ser melhor, ou, simplesmente diferente deixe a criança criar um novo final para aquela história.

Criando historia em grupo:

Tendo mais de uma criança divida de uma forma que todas participem da criação de histórias, cada criança fala um pedaço da histórias contendo inicio,meio e fim e no final terão criado uma história bem diferente e super legal.

 

Espero que tenham gostado do assunto e das dicas de brincadeiras que incentivam as crianças a gostarem e participarem da leitura ^^

Como incentivar o gosto pela leitura nas crianças?
Classificado como: