O que é lousa digital?

A lousa digital, no sentido mais simples da palavra é uma tela de computador no formato de uma lousa (quadro negro) com recursos multifuncionais desde acesso à mídias até mesmo simulação de imagens em 2 e 3 D.

Como ela funciona?

Como sua tela é sensível ao toque é possível usá-la através de uma caneta própria ou até mesmo o toque com os dedos o famoso (touch screen). Também é possível ter programas instalados que conversem com a lousa para complementar a aula como um programa que apresenta o corpo humano em 3D, as funcionalidades dos órgãos  desde atividades interativas como jogos de ensino aprendizagem para que os alunos possam  inter – relacionar -se com as atividades propostas.

Quais as funcionalidades?

AS funcionalidades são as mesmas de um computador, mas numa versão muito melhor. Além de interagir com os alunos e os professores os recursos que ela tem disponível ajuda muito na hora da explicação e realização de exercícios em sala de aula, como por exemplo, é possível acessar qualquer site através da própria lousa e uma atividade que está passando por uma explicação e questionamento dos alunos, com esse recurso é possível mostrar com mais detalhes sobre o funcionamento do objeto de aprendizagem, seja num vídeo, num programa, num aplicativo e até mesmo em jogos.

Por ser multifuncional e interagir com ela, o professor pode utilizar-se de jogos e atividades onde os alunos também interatuem com a lousa, contando com a participação de todos os estudantes envolvidos.

Como ela ajuda no ensino aprendizagem?

Por conter vários recursos tecnológicos ela ajuda na interação da aprendizagem com o objeto de estudo, trazendo mais informações em imagens e vídeos reais e em tempo real, como por exemplo ao estudar um mapa, hoje os alunos só veem em sala de aula aquilo que está no livro, as vezes a imagem está antiga e errada, já imaginou poder acessar os mapas reais através do Google Maps e de satélites via internet para complementar os estudos dos alunos sobre aquele determinado assunto?

Ou então interagir de forma construtiva com os alunos desde o maternal, as crianças na fase de alfabetização poder brincar com as letras, e todas agirem mutuamente em jogos e atividades, já imaginou que incrível um tela de jogos interativos do tamanho da lousa para ajudar na aprendizagem?

 

Mais incrível ainda, já parou para pensar que fantástico os alunos que estão aprendendo sobre o sistema solar poder ver ele em tempo real e de verdade através das imagens obtidas por satélite direto na lousa da escola?!

Ou até mesmo os alunos elaborarem algum projeto em conjunto utilizando os recursos da lousa  e depois transformar esse projeto em algo concreto.

As possibilidades são infinitas, e a criatividade diante delas também. A Lousa digital é um recurso inovador para melhorar as aulas, estimulando a curiosidade dos alunos e sua vontade de participar das atividades em sala de aula, além de sistematizar seu aprendizado em atividades práticas e auxiliar o professor em seus recursos didáticos, e como vimos em duas postagem anteriores, o a criança aprende por meio da curiosidade e trazer estímulos para ajudar os alunos em seu processo de construção de conhecimento através da neurodidática.

Consigo usar a Lousa digital integrada a outro programa?

Sim. Um exemplo da lousa digital integrada a uma plataforma digital de gestão escolar, em particular quando a plataforma possibilita o envio de atividades, vídeos e textos, exercícios, simulados (entre outros)… essas mesmas atividades podem ser vistas através da lousa digital, o professor pode explicar por exemplo para os alunos a atividade que eles farão pela plataforma online de gestão escolar através da lousa digital. Esse é só um exemplo, mas como disse anteriormente existe várias possibilidades de uso.

Caso não tenha visto as postagens anteriores acesse:

Clique aqui –> A curiosidade melhora a aprendizagem?

Clique aqui –> Neurodidática

Lousa digital e a integração com o ensino-aprendizagem