Recuperação final do ano, como ocorre?

Final de ano aí e o que mais escutamos é sobre a ” recuperação de alunos” que não tiveram um bom aproveitamento em seus estudos durante o ano letivo escolar. Ela ocorre somente para os alunos com notas baixas e com pouco aproveitamento de seus estudos, a escola define a data da prova de recuperação dos alunos para reavaliar seu desempenho e verificar se estão aptos a prosseguir com seus estudos para o próximo, ou, se ficarão retidos.

Na postagem anterior eu falei um pouco sobre a repetência dos alunos e suas consequências, para acessar a publicação anterior clique aqui –> Repetência dos alunos e suas consequências.

Para Evitar a reprovação dos alunos, é preciso estar sempre fazendo avaliações continuadas e formativas e adequar as atividades aos alunos de acordo com suas dificuldades porém, não é bem isso que acontece e vemos muito a recuperação de final de ano, que serve para dar uma 2ª chance (se assim posso chamar), ao aluno para rever alguns conteúdos perdidos, ou, que esteve com mais dificuldade, para fazer novamente uma prova que irá avaliar seu conhecimento sobre o assunto.

Visão dos alunos alunos sobre a recuperação:

Normalmente os alunos enxergam a recuperação como uma punição pelo mal comportamento, ou, por achar que não se esforçaram, é claro que pode ocorrer exceções, pode sim haver uma recuperação para aqueles que realmente apresentaram dificuldades, como também pode haver recuperação para o aluno que ficou disperso durante as aulas.

Dica:Para mudar essa a visão que os alunos têm sobre a recuperação seria legal explicar os motivos e como ela vai ajudá-los, também seria legal e indico o professor preparar um cronograma de estudo para os alunos sobre o que pode cair na prova e antes fazer uma revisão tirando suas dúvidas para que compreendam o assunto e se saiam melhor na recuperação.

Também seria legal conversar com eles sobre os tipos de recuperação que existem e quais seriam melhor, para decidirem juntos, isso traz uma parceria professor-aluno, melhora a comunicação e a vontade de aprender =)

Tipos de recuperação:

Existem vários tipos de recuperação, depende muito do modelo da escola e sua forma de gestão, mas as que são mais usadas são:

Recuperação Paralela: Essa recuperação é feita semestralmente, ou seja, ocorre duas vezes por ano. Nessa recuperação normalmente o professor cria um plano de estudos para o aluno que ele recebe junto com suas notas atuais (indico o plano de estudos para qualquer modelo de recuperação), essa recuperação é feita nos meses de julho e dezembro (recesso escolar), após o término das aulas do primeiro semestre o aluno fará uma prova de acordo com o plano de estudos que lhe foi passado para verificar se conseguiu atingir a nota necessária.

Recuperação Contínua: É bem parecida coma a avaliação formativa, mas feitas com várias atividades no decorrer das aulas para auxiliar os alunos em suas dificuldades específicas para que tenham um melhor proveito da aprendizagem. Pode também ser feita também como aula extra no contra turno do aluno, mas essa normalmente é indicada para os alunos que tem uma dificuldade mais proeminente.

Se você é professor e está lendo essa postagem, espero que tenha gostado da postagem e que tenha ajudado. Deixe seu comentário =)

Se você é aluno e está lendo essa postagem, espero que tenha ajudado a esclarecer como funciona a recuperação, converse com seu professor e juntos procurem a melhor forma de realizar a recuperação. Deixe seu comentário sobre suas experiências =)

 

Recuperação final de ano, como ocorre?
Classificado como: