O que é educação socioemocional?

Em resumo, a educação socioemocional vai além da educação com disciplinas, vai além dos muros da escola, a educação socioemocional e uma educação para a vida e está ligada as nossas emoções e como as controlamos.

A educação socioemocional trabalha com os alunos dentro do âmbito escolar as questões de convivência, elabora um aprendizado não só de conhecimentos específicos para vestibulares, mas sim um aprendizado para a vida. A educação socioemocional trabalha o aluno em sua totalidade, para ser uma pessoa transformadora, crítica, ativa, reflexiva, autônoma, que gosta de aprender, que sabe pesquisar, que é empático, um ser mais humanizado que sabe se colocar no lugar do próximo.

No que ela ajuda no desenvolvimento da aprendizagem da criança?

Além de proporcionar melhor progresso no ensino aprendizagem da crianças, ela ajuda em sua evolução metal e procedimental tanto em sua vida acadêmica quanto na sua vida pessoal, tornando-se um adulto reflexivo, crítico, que sabe resolver situações de problemas cotidianos de uma maneira  eficaz, sabe fazer escolhas construtivas que não causem mal a outra pessoa e está em constante evolução acadêmica, pessoal e profissional se tornando um agente transformador na sociedade.

Para que o aprendizado da criança ocorra é preciso que o ambiente de estudo do aluno seja um lugar tranquilo e seguro, mas só conseguimos isso quando todos alunos se reconhecem e se respeitam. Dentro da educação socioemocional existem 5 competências que ajudam no aprendizado do aluno e em seu desenvolvimento humano, são elas:

1-Auto Conhecimento:É  capacidade de reconhecer seus valores, emoções e como eles vão definir seu comportamento na sociedade.

2-Auto Controle: A capacidade junto da habilidade para saber lidar com seus sentimentos e emoções, pensamentos, comportamentos.

3-Consciência Social: É quando a pessoa tem a capacidade de ter empatia pelo próximo, saber se colocar no lugar dos outros antes de agir, é ter ética e saber respeitar as pessoas, animais, normas e leis.

4-Habilidades Sociais: É a pessoa que consegue ter relacionamentos saudáveis e sabe lidar com as diferenças, respeitando e ajudando o próximo, sabe interagir, se comunicar, resolver conflitos de formas adequadas sem qualquer tipo de agressão física ou verbal.

5-Ter responsabilidade: É quando a pessoa cumpre com seus deveres, sabe fazer escolhas produtivas, sabe se relacionar com o próximo, sabe avaliar ações e consequências (…)

 

É obrigatório trabalhar educação socioemocional?

A educação socioemocional ela vem abrir caminhos para uma sociedade mais ativa e consciente, principalmente no momento do qual vivemos hoje durante o século XXI, onde muitos valores encontram-se perdidos e já não existe respeito com o próximo, esse se constitui um dos mais importantes “por quês” de se trabalhar educação socioemocional na escola, e se tornou tão importante que está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de que as escolas devem trabalhar  educação socioemocional com seus alunos, está definido no 5º parágrafo da introdução e diz:”Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.”

Você também pode ler clicando aqui –> Base Nacional Comum Curricula (BNCC)

 

Espero que tenham gostado =)

 

 

 

 

Descubra a magia da educação socioemocional
Classificado como: