O que é uma escola Charter?

Charter School ou Escola Charter como é conhecida aqui no Brasil, é uma escola que parece com o modelo de escola pública mas sua gestão é diferente. Como assim?

As escolas charter recebem um financiamento do governo para se manter (igual a uma escola pública), porém sua gestão é independente do sistema estadual, ou seja, não são funcionários públicos trabalhando nela, não há concursos, sua gestão é privatizada.

Como  começou o modelo de escola Charter?

As escolas charter surgiram pela década de 1980 liderada por professores que queriam poder experimentar diferentes metodologias de ensino com estudantes que acabavam tendo insucesso escolar nas instituições de ensino tradicionais.

Qual a diferença de uma escola Charter e uma escola Pública?

As escolas charter tem sua gestão mais independente  e privada, dessa forma ela pode se moldar da forma como achar mais adequada para atender aos alunos e a comunidade, o modelo de gestão é bem parecido com o de instituições privadas.

Já as escolas públicas, como conhecemos, tem seus sistema de ensino gerenciado pelos Estados e Municípios.

Pontos Positivos?

1-Escola em tempo integral

2-Busca ser um modelo de perfeição

3-Procura ser excelente no processo de ensino-aprendizagem para garantir o o sucesso dos alunos em seu ser integral

4-Concede atribuições a órgãos reconhecidos e competentes que estão interessados na melhoria da educação.

5-Autonomia plena da gestão escolar para promover com triunfo a aprendizagem do aluno e da unidade Charter.

Observações:

1-Não é porque nas escolas charter é permitido que o professor lecione sem certificação que isso irá acontecer, eles podem sim querer empregar somente professores com licença para lecionar, ou pessoas que estão se formando com primazia, isso porque não esqueçam, um dos objetivos da escola charter é ser um modelo de excelência na educação.

2- Tendo o trabalho dos professores terceirizados também propõe um processo seletivo para avaliar suas qualificações e desempenho, além de fazer com que não haja greves para não prejudicar os dias letivos dos alunos.

3 – As escolas charter podem ser fechadas a qualquer momento, isso porque um dos motivos para se manter aberta e promover uma educação com superioridade, onde os alunos tiram as melhores notas, para isso é feito avaliações, testes para avaliar o desempenho dos alunos, e se não atingir a meta desejada indica que a escola não está fazendo seu papel e então os recursos do governo são cortados..

Unidades Charter no Brasil:

No Brasil, foi no ano de 2005 em Pernambuco que iniciou uma experiência com o modelo charter tendo seu nome  como: Centros de Ensino em tempo integral (Procentro) em uma parceria público privada.

Em São Paulo, Campinas e outros municípios também vêm transferindo a gestão escolar, inicialmente em unidades de Educação Infantil normalmente chamadas de (Creche Conveniadas), são convênios feitos com a prefeitura do município onde a escola privada reside.

Nota:

Infelizmente o modelo de escola charter também vem sendo visto como uma oportunidade para fraudes, já que a escola tem uma gestão independente e o governo apenas envia o valor e a escola que planeja em  como esse dinheiro será investido (gasto), há casos que  a escola não usava o dinheiro corretamente para a manutenção da escola e o dinheiro era desviado para os bolsos dos gestores.

 

No meu ponto de vista a escola charter parece ser uma ótima opção para melhorar a educação brasileira, principalmente porque se a meta de ensino-aprendizagem dos alunos não se cumprir a mesma para de receber os recursos para se manter e acaba fechando, dessa forma acaba conduzindo seus profissionais a buscarem as melhores metologias para que seus alunos alcancem as metas estipuladas para o ano letivo.

E você, qual sua opinião?

Conhece mais sobre os modelos de escolas charter? Então conte para nós! =)

 

Charter School – Modelo de escola público privada.