Outubro chegou e junto com ele na maiorias das instituições de ensino as matrículas e rematrículas começaram.
Essa é uma época muito importante para a escola, é através da quantidade de matrículas e rematrículas que a escola se organizará para o próximo ano, mas essa também é uma época importante para os responsáveis, pois eles querem que suas crianças estejam numa boa escola para ter um bom ensino e que sejam bem acolhidas.

Como garantir novas matrículas e rematrículas?

Garantir matrículas e rematrículas pode ser um processo fácil se você souber conciliar o pessoal com o profissional, pois os responsáveis querem se sentir seguros com a decisão que estão tomando e ter certeza que a sua escola é o melhor lugar para o filho dele.
Mostre a escola com calma, converse, explique cada cantinho da escola, sobre os horários, atividades que fazem, como as crianças se sentem, isso é importante, pois os pais também precisam se sentir acolhidos pela instituição, eles precisam confiar em vocês, então trate eles com atenção e carinho, assim eles irão sentir como pretendem tratar as crianças.

Organização: A organização é essencial, não só na hora de conversar, mas na hora de mostrar as escola, o funcionamento, a documentação e outra, sem organização nada funciona e os pais e responsáveis não querem colocar seus filhos numa escola desorganizada, você iria querer colacar seus filhos numa escola bagunçada? Eu não.
A organização está diretamente ligada ao tempo, os pais hoje em dia trabalham o dia inteiro, não tem tempo o suficiente para chegar na escola e ficar esperando atendimento, é necessário agilidade, se você não tiver, outra escola terá.

O que eu posso fazer?

Você pode começar organizando as documentações de matrícula e rematrícula, é aconselhável ter uma plataforma de gestão escolar online, mas, essa plataforma tem que permitir o cadastro dos contratos de prestação de serviços educacionais e outros relatórios direto nela, dessa forma se for uma rematrícula as informações do aluno já estarão cadastradas, é só imprimir o contrato e tudo sairá automaticamente preenchido, otimizando tempo e garantindo um atendimento mais eficiente e de qualidade. Isso não muda no caso de uma nova matrícula, após inserir as informações do aluno na plataforma é só imprimir o contrato e assinar. É muito prático!

Atendimento: Tenha um atendimento diferenciado, os responsáveis estão sempre no trabalho, na correria do dia a dia, ou até mesmo aquele responsável que cuida do lar, quando vai na escola é só mais um caminho da rotina dele, faça eles se sentirem bem onde estão indo e deixando seus filhos, converse, os trate bem… se estiver calor ofereça um suco, um sorvete se estiver frio um chocolate quente, um cafezinho enquanto mostra a escola, ou novos projetos para o novo ano, deixe seu cliente confortável no ambiente que ele deixará o filho dele nos próximos 12 meses. São coisas simples, mas que fazem toda diferença!

Descontos?

Dar ou não dar descontos? Uma dúvida cruel, porém sabemos que todos gostam de um desconto não é mesmo?!
Faça um calculo de custos da escola para ter uma média de quanto consegue oferecer o valor da mensalidade e quanto conseguirá dar de desconto sem que afete os lucros da instituição, e sim, se tiver como oferecer um desconto por pagamento pontual ou outro tipo de desconto sinta-se a vontade, pois todos irão gostar muito.

Cordialidade: Isso não pode falta nunca. Ser cordial é indispensável para qualquer setor que trabalhe com atendimento ao público, é preciso ter simpatia e afeto ao conversar com as pessoas que estão confiando na sua instituição de ensino, confiando nos seus cuidados com os pequenos deles, ser cordial é parte da estrutura de numa instituição de ensino.

Cooperação: Como assim cooperação?
Cooperação é a peça chave para o sucesso de qualquer empresa, os funcionários devem ser unidos e juntos formar o melhor time em busca do mesmo objetivo. Mantenha a cooperação entre sua equipe, deixe sua equipe se desenvolver e participar das ideias e projetos para que se envolvam e se sintam parte integrante do grupo para que possam levar essa segurança aos responsáveis durante as visitas. =)

E para revisar o que vimos acima, segue abaixo os 4 pontos principais para garantir sua escola cheia no próximo ano:

Organização
Eficiência
Cordialidade
Cooperação

Para refletir: “Cliente satisfeito sempre volta!”


Espero ter ajudado! =)

Como se organizar para garantir novas matrículas e rematriculas com eficiência?