Em especial ao dia da consciência negra, separamos alguns livros bem bacanas para ajudar os professores a trabalhar as diferenças raciais na escola tendo como público alvo os Afro-Descendentes.
Livros para trabalhar na Educação Infantil:
Menina bonita do laço de fita
Traz uma linda história de valorização da beleza negra, onde um coelho branquinho queria casar-se e ter uma filha negra. Durante a obra, o coelho tenta descobrir o segredo para conquistar o seu sonho.
Obax.
Esse livro conta a história de Obax, um garota que percorre a savana com sua imaginação. Esse livro é legal pois ele traz e conta toda a beleza da savana africana.
Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
O livro conta a história de Luanda, que adora seu cabelo por ser diferente. A leitura promove o empoderamento feminino e o cabelo em sua forma natural do jeito lindo e diferente, também promove o reconhecimento e a valorização das diferenças e das características pessoais que fazem de cada indivíduo um ser único e que se deve respeitar todos.
Os cabelos de Sara.
Conta a história de Sara, uma menina negra que fica chateada com os colegas falando mal sobre seu cabelo, fala sobre os sentimentos e sobre como demos respeitar a todos, também fala sobre amor e empatia.
Livros para trabalhar no Fundamental anos iniciais
O livro das origens.
O livro conta mitos de algumas regiões do Brasil, África e México e sobre suas origens. Fala sobre as várias culturas como a cultura do paraense, do africano dos Astecas e entre outras é uma leitura apresentando várias culturas diferentes, falando sobre o respeito e trazendo muita curiosidade;
Todas as cores do negro
Trazendo a leitura de forma poética fala sobre a cultura e herança dos povos africanos no Brasil. Conta sobre a escravidão, a resistência e o período pós abolição, instiga a curiosidade dos leitores também ao falar sobre as estratégias de sobrevivência e aborda o preconceito racial na época até os dias de hoje.
A história do Rei Galanga.
O livro trata da História do Rei Galanga, um rei africano que teve seu reinado invadido pelos portugueses e foi transferido para o Brasil junto com sua família como escravos. Além de contar a história do rei, o livro e fora trazido com sua família e outras pessoas de seu grupo para o Brasil na condição de escravos. Além de contar a história do rei Galanga, o livro esclarece a ideia da Africa como continente, conta como era antes da invasão dos portugueses e fala sobre a existência dos Orixás junto ao Candomblé e a Umbanda, explica os princípios da cosmovisão africana, tendo um grande diferencial ao explicar as diferentes religiões que existem.
África: um breve passeio pelas riquezas e grandezas africanas.
O texto em formato de cordel traz até nós por meio da leitura a imensa riqueza e beleza do continente africano, permitindo desmistificar a ideia de uma África homogênea e devastada pela miséria.
Omo-Oba-Histórias de Princesas
O livro conta mitos africanos, divulgados nas comunidades de tradição ketu, pouco conhecidos pelo público o que reforça os diferentes modos de ser em relação a mulher, ao ser feminino, nos permitindo trabalhar o emponderamento das meninas dos novos tempos. o livro traz seis mitos relatando as histórias de Oiá, Oxum, Iemanjá, Olocum, Ajê Xalugá e Oxedudu.
Livros para trabalhar no Fundamental anos finais
Zumbi, o último herói dos Palmares.
Este livro conta a trajetória de Zumbi, um menino negro que nasceu livre em Palmares, mas foi entregue a um missionário português quando ainda era criança. Ele acaba escapando e volta para a sua terra, onde assume a liderança do quilombo dos Palmares e passa a comandar as batalhas pela liberdade do seu povo.
Quissama, o império dos capoeiras.
Conta a história de Vitorino Quissama que foge da senzala para procurar a mãe desaparecida. Pede ajuda ao viajante Daniel Woodruff, ex-agente da Scotland Yard que pode ajudá-lo em sua missão.
Transitando entre os salões da corte e as precárias moradias dos cortiços, a dupla terá de enfrentar os perigos e as injustiças de uma sociedade sustentada pelo trabalho escravo.
A herança africana no Brasil.
A história conta como a presença da cultura africana têm enriquecido a sociedade brasileira por séculos. Mas essa é também conta uma história de trabalho e sofrimento, perseguição e superação.
Em formato HQ, é apresentado os princípios da escravidão no Brasil, suas etapas, as lutas pela libertação, e a maneira como a influência africana ajudou a formar a cultura brasileira.
Livros para trabalhar no Ensino Médio
O livro dos negros
Baseado em um documentário, conta a história de Aminata Diallo, uma das personagens femininas mais fortes e marcantes da ficção contemporânea. Aminata foi sequestrada, ainda criança, na África, e vendida como escrava. Após a Revolução Americana, ela foge para o Canadá e escapa da vida de escrava para tentar uma nova história em liberdade.
Negritude: usos e sentidos.
Esse livro traz um momento de reflexão e questionamento:
- O que significam a negritude e a identidade para as bases populares negras e para a militância do movimento negro?
- Por onde deve passar o discurso sobre essa identidade contrastiva do negro, cuja base seria a negritude?
- Passaria pela cor da pele e pelo corpo unicamente ou pela cultura e pela consciência do oprimido?
A partir desses questionamentos, Kabengele Munanga debruça-se sobre a construção identitária do Brasil ao longo dos tempos, partindo do princípio de que o conceito de identidade recobre uma realidade muito mais complexa do que se pensa, englobando fatores históricos, psicológicos, linguísticos, culturais, político-ideológicos e raciais.
Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil.
Entre 2001 e 2010, a ativista e feminista negra Sueli Carneiro produziu inúmeros artigos publicados na imprensa brasileira. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil reúne, pela primeira vez, os melhores textos desse período.