Dicas de Estudo? Sim, dicas de estudo!

Elas servem para todos os tipos de estudantes, sejam estudantes da rede básica de ensino, cursos, vestibulandos e concurseiros. Ao pesquisarmos na internet ” Dicas de Estudo” será encontrado diversos sites trazendo dicas deferentes, uma e outra ainda acabam sendo as mesmas, mas todas são válidas!

O que trago hoje são dicas de organização de estudos, como pedagoga venho experimentando diferentes métodos de estudo e encontrei um que me ajuda a estudar conceitualizando melhor o aprendizado e o conteúdo estudado sem perder horas e horas e no final dos estudos não lembrar nem o tema do que começou a estudar, além de ainda permanecer com um tempinho para socializar e se divertir.

Vamos lá!

Planejamento: O planejamento é um importantíssimo, sem ele toda sua organização fica fora de “órbita”. No planejamento deverá conter sua rotina do dia, hora de acordar, hora do trabalho (caso trabalhe), horário que chega em casa, horário de alimentação, descanso e estudo. Também deverá conter a quantidade de disciplinas e conteúdos a serem estudados, os dias da semana que vai estudar cada conteúdo, os dias da semana que vai fazer revisão,  que dia vai terminar seu estudo e ficar alguns dias só na revisão de conteúdo, o período de tempo de estudo e lazer.

Rotina: Na primeira semana é difícil adaptar-se a nova rotina, mas não se preocupe, mantenha o foco e tente seguir a rotina o mais rigoroso possível que conseguir e logo na segunda semana estará seguindo a rotina sem perceber.

O que deve conter na rotina: Todos seus horários, o que fará em cada horário, ao chegar no horário de estudo isso será desmembrado, agora você organizará os seus horários de estudo de acordo com o tempo que organizou. Eu indico pelo menos 4 (quatro) horas de estudo por dia de segunda a sábado e não menos que isso!

Exemplo: Com quatro horas de estudo por dia, nas duas primeiras horas você estudará o primeiro conteúdo, faz uma pausa de 10 minutos, volta e estuda o próximo conteúdo por mais 2 horas.

Cronograma de estudo: No cronograma você terá os dias da semana de segunda a sábado, o horário que vai começar a estudar, o que vai estudar naquele período já definindo a disciplina e o conteúdo e o tempo de pausa (descanso), o dia que vai começar a estudar, o dia que vai finalizar o estudo da primeira ordem e começar o estudo da segunda ordem.

O estudo da primeira ordem, o chamo assim o estudo que tenho pra fixar em primeiro momento até certo dia.

O estudo da segunda ordem, chamo assim a “revisão” onde eu irei revisar e atenciosamente cada vez que eu revisar vou gravando um pouquinho mais sobre o que preciso para usar no dia da prova, o quebra-cabeça aos poucos vai se montando no cérebro.

O que estudar e Como?

O que estudar vai depender do seguimento do qual você está, pode ser um curso regular (educação básica), cursos profissionalizantes e técnicos, vestibulares e concurso.

-Rede básica de ensino: você terá as disciplinas que o currículo da escola oferece, normalmente são: português, matemática, ciências, história (…) e verificar quais conteúdos o professor trabalhou ou está trabalhando em sala de aula dentro de cada disciplina, para poder organizá-las em seu cronograma de estudo.

-Curso (técnico, profissionalizante, idiomas): Normalmente é entregue a apostila para ser usada como acompanhamento dos estudos, na apostila normalmente vem separado por disciplina os conteúdos que serão ministrados para os alunos, você pode se guiar por ela, caso não tenha apostila não se preocupe, pergunte ao professor o conteúdo programático dele dentro da disciplina e depois é só organizar seu cronograma.

Vestibular: Primeiro passo definir qual a faculdade, a instituição de ensino da qual prestará vestibular, após fazer isso pegue as provas anteriores e as estude veja os conteúdos que mais se repetem e marque eles para rever e colocar em seu cronograma de estudo.

Concurso: Primeira coisa edital!. Caso o edital não tenha saído pegue os editais das provas anteriores ao mesmo cargo pelo qual pretende concorrer e o estude, caso já tenha saído o edital fica bem mais fácil. Como assim estudar o edital?

Primeiro, leia o edital do início ao fim para saber como vai funcionar todo processo, para quem nunca leu o edital saiba que ele traz a bibliografia, as leis e conteúdos que cairá na prova, só terá que organizar com mais critério qual disciplina vai estudar primeiro, se vai intercalar, lembrando de deixar sempre um tempo para revisão de tudo que anda estudando.

Abaixo duas tabelas de exemplo para ajudar vocês a se organizarem, uma com a rotina e a outra com cronograma.

Rotina: Onde você organizará a rotina do seu dia para poder ter uma rotina de estudo mais organizada sem deixar de também ter um tempinho para você =).

Cronograma: Nele está seu cronograma de estudo, uma dica legal é fazer um cronograma,a de estudo por semana, dessa forma você sabe o que vai estudar em cada semana e com prazo para terminar as revisões sem pressa.

Dica: No cronograma  coloque mais tempo de estudo para a disciplina da qual têm mais dificuldade.

  • Nesse cronograma eu coloquei para estudar duas disciplinas por dia, você pode organizar da maneira que fica melhor para você e com o tempo que você tem para estudar até a data da prova.

Modo de estudar:

1-Estude lendo o conteúdo com atenção, caso não compreenda o conteúdo leia mais uma vez e releia até compreender o seu conceito central;

2-Maque no texto frases ou palavras chaves que parecem ser importantes;

3- Faça um mapa conceitual com as palavras chaves ligadas ao tema e a disciplina, fica mais fácil para revisão e memorização, sem contar que enquanto está criando seu mapa conceitual você já está revisando o conteúdo de uma maneira mais prática;

4-Após a leitura e a criação do mapa conceitual assista uma vídeo aula refente ao conteúdo estudado, ajuda a ampliar o conhecimento e a memorização.

Semana da prova: Tente relaxar e não se preocupar, você se organizou e estou tudo, assistiu vídeo aulas, treinou fazendo exercícios e toda semana fez revisão dos conteúdos, continue só fazendo a revisão para ajudar na compreensão e memorização.

Um dia antes da prova: Separe um período mais calmo do seu dia, faça uma meditação e respire fundo três vezes, esse método de respiração ajuda a oxigenar o cérebro e então faça sua última revisão.

No dia da prova: Mantenha-se calma, você estudou o suficiente, assista um filme, escute uma música, faça coisas que te deixam feliz e esqueça da tensão da prova. Chegue uma hora antes da prova para se habituar com o ambiente e com a tensão e continue respirando, já deu certo!

Após a Prova: procure esquecer da prova até o dia do resultado, se divirta!

Resultado: Comemore bastante, todo seu esforço valeu a pena!

 

Espero que tenham gostado e quaisquer dúvidas entre em contato com a nossa equipe =)

 

Dicas para organização de estudo
Classificado como: