História do Museu no Brasil: No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco). Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP – Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.

Significado da palavra Museu: Segundo o dicionário Aurélio (online ) de Português, o significado da palavra Museu é: Lugar destinado ao estudo das ciências e das artes., Lugar onde se reúnem curiosidades de qualquer espécie ou exemplares científicos, artísticos, etc. Coleção de coisas várias.

Como podemos ver os museus existem pouco mais de um século, nele estão guardadas informações valiosas e expostas ao público para estudos e pesquisas da arte, da ciência e a da história, uma coisa que poucos sabem é que o museu não é um lugar de coisas velhas, mas sim um lugar de aprendizado, de observação e de reflexão sobre como tudo era antes de nós virmos ao mundo, nele conta histórias de vários povos e a nossa evolução, ainda assim  temos poucas pessoas que sabem que o museu serve para estudos e pesquisas; historiadores, pesquisadores e curiosos usam as informações que estão no museu para construir seus trabalhos, para explicar uma ideia, criar novas hipóteses e trazer informações novas que ainda estão em processo de pesquisa cientifica e histórica.

Sabendo que poucas pessoas sabem disso e poucos professores levam para a escola e para seus alunos o estudo dos museus e seus objetos em excursões escolares para ampliar e conceitualizar os conhecimentos e aprendizagem das crianças, esse estudo e aprendizagem com pesquisa deveria estar em pauta nas reuniões pedagógicas da gestão, da coordenação com os docentes pois o estudo e a pesquisa estão no  art 207 da Constituição Federal e se esconde na Educação Básica  e o que vemos é o contrário do que se tem na constituição, o que presenciamos é um  princípio dissociável entre ensino, pesquisa e extensão. Uso nessa postagem como exemplo os museus, mas há muitos outros campos de estudos e pesquisas abertos ao público que também podem ser levados em consideração.

Constituição Federal de 1988; Seção I – Da Educação, art 207.  As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Como podemos ver na ultima linha do art 207 da Constituição Federal de 1988 é falado sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Apesar de estar estabelecendo no início do artigo ” As universidades” quando se trata de ensino, pesquisa e extensão também está agregado a educação básica, ou seja, desde a educação infantil é priorizado e zelado o ensino e aprendizagem dos alunos, o ensino à pesquisa para que terminem o ensino básico e consigam estender seu aprendizado, ter uma extensão em seus estudos indo para um curso técnico, graduação, pós graduação (…) entre outros níveis da educação.

O Museu na Educação: Desde a gestação a criança já está inserida no contexto cultural de seus pais e sua comunidade, seu Estado, seu País, o contato com outras culturas expande seu conhecimento de forma vivenciada com diversas culturas, informações fora do seu contexto atual. Os museus são espaços de aprendizagens culturais variadas  na qual expressa informações através dos objetos históricos e científicos e trazem para a nação de todos a evolução do mundo.

O museu no ensino-aprendizagem: Na escola o professor precisa ter um planejamento, trabalhar o conteúdo com os alunos em sala de aula para que quando ele tiver o contato vivenciado seu aprendizado tenha mais significado e ela possa usar o conhecimento prévio para levantar hipóteses e construir mais conhecimento de uma forma prática.

Mas não se prenda a isso, uma visita ao museu nem sempre precisa  de um planejamento, os responsáveis  podem levar suas crianças aos museus, ele irão aprender muito, principalmente  porque essa interatividade permite um contato maior com o objeto e tudo que é novo para as crianças, e inclusive jovens e adultos geram curiosidade o que desperta o interesse em aprender; e até mesmo a escola pode começar com uma visita ao museu onde lá os alunos começarão o seu processo de aprendizagem de acordo com o conteúdo visto e depois pode ser contextualizado e estudado com pesquisas e ajuda do professor em sala de aula.

Os museus nos permitem vivenciar, experimentar, sentir a história, ele faz com que você reflita sobre os avanços, acontecimentos, os museus ajudam a despertar nas crianças o olhar de contemplação, a sensibilidade diante o objeto, traz uma sensação diferente que não só as crianças mas todos adoram!

Não é difícil tirar a atenção das crianças da tecnologia quando há tanta curiosidade a ser explorada, tanta história a ser mostrada e tanta cultura a ser vivenciada, trazer riquezas de informações a serem exploradas, instigadas e inseridas no dia a dia.

Lazer:Os museus nos proporcionam momentos de lazer e cultura ao mesmo tempo, são ótimos lugares para visitar em excursões escolares, com a família, com os amigos e até mesmo com o amor da sua vida. São lugares que contemplam um pedacinho da história que nem sempre conhecemos, um lugar maravilhoso para novas descobertas que te faz ficar maravilhado com tanta beleza guardada, um lugar que deveria ter mais reconhecimento por todos nós e ser valorizado na nossa cultura, pois ele guarda as magnificas lembranças dos nossos antepassados.

Uma perda histórica:

O descaso do governo com o cuidado e manutenção do Museu Nacional foi enorme, causou uma perda histórica imensurável, chamo eu de aniquilamento histórico a perca de um museu de 200 anos no qual mais de 20 milhões de itens históricos e científicos não existem mais. O governo não se atentou ao que diz o art 207 da CF/1988, não priorizou a história, o conhecimento, a evolução das pesquisas e sua extensão e hoje já não existe mais.

O museu continha pesquisas e itens da arqueologia, zoologia, etnologia, geologia, egiptologia, paleontologia, antropologia, coleção de história natural, a maior coleção de espécimes no Brasil; peças de esqueletos, múmias, crânio de Luzia (fóssil mais antigo), o maior meteorito já encontrado no país além da história do império.

Uma parte da história, da pesquisa e da extensão do conhecimento que é por direito de todos segundo a Constituição Federal foi queimada, as pesquisas que lá estavam não estão mais, cientistas, pesquisadores e historiadores que usavam o museu em seu trabalho não poderão usar mais, seus trabalhos ficaram inacabados, uma fonte rica em conhecimento jamais será vista novamente por quem já o visitou, e nunca será vista por quem ainda iria conhecer.

É com grande dor no coração que nós da equipe Forleven lamentamos a grade perca que todos nós sofremos.

 

Fotos tiradas do site do G1 (https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/03/bombeiros-seguem-no-rescaldo-da-estrutura-do-museu-nacional-chamas-ainda-podem-ser-vistas-em-alguns-pontos.ghtml).

 

 

 

Os museus e sua integração com a educação – Homenagem ao Museu Nacional